sex
20
maio
2022

homenagem_doadoras de leite materno

A assistente administrativa Letícia Ferreira é doadora de leite materno desde que o filho Henry nasceu, há quatro meses. Ela foi uma das mães doadoras homenageadas pelo Banco de Leite Anita Cabral, nesta sexta-feira (20), com um café da manhã, muito forró ao som de um trio pé de serra e ainda um momento de conhecimento de todo o processamento do leite materno, desde a hora que chega ao banco de leite, até o instante em que os bebês prematuros recebem. A ação faz parte da programação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Estamos comemorando a vida dessas doadoras maravilhosas que impulsionam nosso serviço. Sem elas, nada disso estaria acontecendo e a gente não poderia gerar essa estratégia, consolidada e reconhecida pela OMS, de redução da mortalidade infantil. Estamos comemorando por elas existirem, pela sensibilidade, por incentivarem outras mulheres a fazerem o mesmo e, ainda, que saímos de dois anos pandêmicos quando não podíamos nos encontrar presencialmente. Ou seja, hoje é um dia de comemoração e de muita felicidade”, celebrou a coordenadora de Assistência e de Promoção à Amamentação do Banco de Leite, Laura Fernandes.

“Trazer essas mães doadoras para conhecer o banco de leite, seu funcionamento, tem como objetivo trazer o sentimento de pertencimento ao processo para que entendam como é valiosa cada gota de leite doada para transformação em um mundo melhor”, disse a diretora geral do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro.

Letícia entendeu o recado e destacou: “É muito gratificante saber que estou ajudando outros bebês que precisam do meu leite. Desde que comecei a doar, fiquei muito feliz por estar propiciando saúde ao meu filho e às outras crianças. Sem contar na forma carinhosa e afetuosa que a equipe do Banco de Leite nos trata”.

O que precisa para ser doadora – As doadoras de leite materno são mulheres que amamentam seus bebês e percebem excesso da sua produção de leite. Em geral, elas entram em contato com os bancos de leite por meio das redes sociais ou ligando para os hospitais. As mães podem entrar em contato pelo banco de leite mais próximo ou pelo Instagram @bancodeleite.anitacabral ou WhatsApp 83-99103-0059. O banco de leite vai até a casa da mãe, faz o cadastro, entrega o material para doação, ensina como fazer a coleta àquelas que não sabem e passa semanalmente na casa para recolher o que foi coletado e conservado.

Atualmente, são seis Bancos de Leites Humanos e 18 Postos de Coleta de Leite Humano em todo estado da Paraíba. Durante a programação, estão sendo inaugurados os Postos de Coleta de Leite Humano de Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó.

Números da doação – De janeiro a abril deste ano, foram coletados 2.666 litros de leite. No total, são 1.950 doadoras, 3.006 receptoras, 1.709,5 litros distribuídos, 3.301 visitas domiciliares e 34.982 atendimentos individuais.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br