seg
30
maio
2022

Missão do Banco Mundial

Uma missão do Banco Mundial desembarcou, nesta segunda-feira (30), em João Pessoa, onde permanece até o dia 10 de junho, para participar de reunião de supervisão com os técnicos do Projeto Cooperar com o objetivo de analisar o progresso nas recomendações e ações acordadas da missão realizada em setembro de 2021. A delegação também veio avaliar o progresso feito na implementação de cada Componente/Subcomponente do projeto.

A equipe do Banco Mundial, recepcionada pelo coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, é composta pelos seguintes membros: Hans Jansen, gerente do Programa PB Rural junto ao Bird; Leonardo Bichara Rocha, economista agrícola sênior e outros técnicos das diversas áreas do Banco.

Durante a abertura do evento, o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) Bivar Duda, enalteceu o trabalho que vem sendo empreendido pelo Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável e agradeceu a vinda da missão do Banco Mundial. O gestor do Cooperar, Omar Gama, fez uma rápida retrospectiva das ações implementadas pelo PB Rural Sustentável e deu as boas-vindas à delegação do Bird.

Hans Jasen, que está se afastando da gerência do PB Rural Sustentável junto ao Banco Mundial, elogiou o desempenho do programa, mesmo diante dos dois anos de pandemia, e frisou que o trabalho executado pelo Cooperar “é de grande significado para a zona rural e isso é um grande privilégio para nós do Banco Mundial”. O atual gerente, Leonardo Bichara Rocha, garantiu: “o Projeto Cooperar pode contar com a colaboração da equipe do BM para essa missão porque estamos aqui para trabalharmos juntos”.

Acordo de Cooperação – No decorrer do acontecimento, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Projeto Cooperar do Estado da Paraíba e o Banco do Nordeste do Brasil S/A, para abertura de contas correntes bloqueadas (vinculadas) e de livre movimentação, no âmbito das operações das Alianças Produtivas do PB Rural Rural Sustentável. O gestor do Projeto Cooperar, Omar Gama e Kamila Rakel Bezerra, representando o gerente executivo estadual do BNB, Keke Rosemberg, assinaram o acordo que foi testemunhado pelo secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar de Souza Duda, e pelo diretor presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Nivaldo Magalhães, além de Virgínia Veloso Borges, superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

No interior do Estado – Além das reuniões na sede do Cooperar, a missão se deslocará para o interior do Estado da Paraíba, para conhecer o funcionamento de subprojetos implementados pelo PB Rural Sustentável em Comunidades, Associações e Cooperativas: No município de Baía da Traição (01/06), será visitada uma Passagem Molhada na Comunidade Indígena São Francisco; em Alagoa Grande (01/06), no Assentamento Nova Margarida, uma Cisterna; em Bananeiras (01/06), a Cooperativa Regional dos Produtores Rurais Ltda (Coaprodes).

Em Monteiro (02/06), na Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro Ltda (Capribom) e Criatório de Caprinos. Na cidade de Sumé (03/06), vão percorrer uma Passagem Molhada nas Comunidades Conceição, Cachoeirinha e Porteiras, além de Cabaceiras (03/06), na Ascomcab – Associação dos Criadores de Capirnos e Ovinos. Em Campina Grande (03/06), estão agendadas visitas à Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e ao Sistema Estadual de Informações de Risco Agrohidroclimático (Seira).

Após a visita de campo, a Missão volta a se reunir com a equipe do Projeto Cooperar, na sede do órgão.

Estavam presentes ao evento o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Bivar Souza Duda, o ex gerente do PB Rural Sustentável no Banco Mundial, Hans Jansen, o atual gerente do PB Rural Sustentável no Bird, Leonardo Bichara Rocha, o diretor presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Nivaldo Magalhães, o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Romulo Soares Polari Filho, o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, o diretor presidente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente  (Sudema), Marcelo Antonio Carreiro Cavalcanti de Albuquerque, o representante do presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa),Felipe Matos, a superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Virgínia Maria Peixoto Veloso Borges, e Kamila Rakel Bezerra, representando o gerente executivo  estadual do BNB, Keke Rosemberg Monteiro Azevêdo.  

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br