dom
05
jun
2022

Dia D-Paraíba

A Paraíba realizou, nesse sábado (4), mais um dia “D” de vacinação. Desta vez foram agrupadas as campanhas contra sarampo, influenza e covid-19. Em todo estado, cerca de 700 salas de vacinação de 202 municípios estiveram funcionando e aplicaram 90.104 doses de imunizantes que atuam contra as três doenças.

Do total de doses aplicadas neste sábado, 35.788 doses foram da vacina contra influenza, 10.456 contra sarampo e 43.860 contra covid-19. Das vacinas contra covid-19, 36.165 (82,5%) foram doses de reforço e 7.695 foram primeira ou segunda doses. A meta é vacinar 95% do público-alvo contra sarampo e 90% contra influenza. Contra covid-19, o foco atual é ampliar a aplicação da terceira e quarta doses, que correspondem à primeira e segunda dose de reforço, respectivamente. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, cerca de 1,3 milhão de paraibanos estão com doses de reforço em atraso.

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, explica o atual cenário dessas coberturas no estado: “Uma vez que ainda estamos abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, decidimos prorrogar as campanhas contra influenza e sarampo até o dia 24 de junho. Com mais esse prazo, fazemos um apelo aos pais que vacinem seus filhos. É muito importante que as crianças e os integrantes dos grupos prioritários estejam vacinados nessa época onde há maior risco de doenças respiratórias, além de ser um momento em que teremos muitos turistas em nosso estado”.

Sobre a vacinação contra covid-19, a secretária lembra que, a partir deste sábado (4), mais dois grupos estão aptos para a segunda dose de reforço (R2). “Indivíduos com

idade entre 50 e 59 anos e trabalhadores da saúde que tenham tomado o primeiro reforço há 4 meses ou mais já podem receber a quarta dose, ou segundo reforço. Para isso, é importante acompanhar a estratégia vacinal do seu município. Essa é mais uma tática para ampliar a proteção dos paraibanos e garantir um período junino tranquilo e sem surpresas em relação ao adoecimento da população”, finaliza.

Em toda Paraíba, contra as três doenças João Pessoa foi a cidade que mais aplicou doses neste dia “D”. Campina Grande ficou em segundo lugar contra influenza e covid-19 e Bayeux ocupou o segundo lugar em aplicação de doses contra sarampo.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br