ter
07
jun
2022

CET

Os resultados conquistados pela Central de Transplantes da Paraíba, desde o ano de 2019 – somente em fevereiro deste ano foi registrada uma média de mais de um transplante a cada 24 horas – a credenciaram para participar, pela primeira vez, do Fórum Internacional do Sistema Nacional de Transplantes, realizado em Florianópolis (SC), na última semana.

Enquanto em 2018 a Paraíba tinha sete doadores efetivos, em 2019, esse número saltou para 22 doadores efetivos. Também foi no ano de 2019 que Paraíba retomou a realização de transplantes de coração, após uma década ausente.

Em 2020, a Paraíba ganhou o prêmio nacional “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”, do Ministério da Saúde, como o estado que mais cresceu em doação de órgãos e transplantes no país.

Em 2021, o desempenho do estado no número de transplantes foi o melhor comparado às duas últimas décadas, mesmo em meio ao cenário pandêmico. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de doadores de órgãos na Paraíba cresceu 271% nos últimos três anos.

“Com essas ações da Central de Transplantes da Paraíba, nosso estado tornou-se um destaque no Nordeste, que nos rendeu o convite para participar do Fórum. E aqui estamos nos aperfeiçoando, compartilhando nossas experiências exitosas e aprendendo mais sobre doação e transplantes,” destaca a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas, Rafaela Carvalho.

O evento reuniu representantes de todas as Centrais de Transplantes do Brasil e profissionais que são referência nacional e internacional no tema.

O país hoje conta com uma Central Nacional de Transplantes, localizada no Ministério da Saúde, além de 27 centrais estaduais, mais de 640 hospitais de transplantes autorizados, mais de 1,2 mil serviços de transplantes habilitados, mais de 1,6 mil equipes de transplantes habilitadas entre outros componentes da rede no Brasil.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br