ter
14
jun
2022

Festival Arte em Cena

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, divulgou nesta terça-feira (14), o edital do Festival de Arte e Cultura na Escola – Arte em Cena 2022, que terá como tema ‘Augusto Presente: Avatares do Eu no Metaverso Criativo’. O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), e está disponível também em  https://shre.ink/o60. As escolas poderão realizar as inscrições do dia 3 a 10 de julho pelo formulário disponível no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca.

O Festival vai contar com atividades híbridas e remotas, em plataformas digitais, com bolsa para professores tutores. Nesta edição, o Festival vai homenagear a vida e obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos, com o tema norteador: ‘Augusto Presente: Avatares Do Eu no Metaverso Criativo’. O programa incluiu mais uma modalidade e assim o tema será desenvolvido em sete linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual, Teatro e Fotografia.

A ação desenvolvida pela SEECT, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), tem o objetivo de incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades pertencentes à Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional.

Poderão participar do Festival todas as escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que ofertam 8º e 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este ano, as Escolas de Socioeducação e instituições que ofertam Educação em Prisões também poderão participar.

As atividades híbridas serão realizadas nas escolas que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, já para a modalidade EJA e Escolas de Socioeducação, as atividades do festival serão de forma remota, em plataformas digitais.

Com o intuito de aperfeiçoar as ações desenvolvidas no âmbito do festival, durante a execução das Etapas Regional e Estadual, irão ser concedidas bolsas-auxílio no valor de R$ 600,00 para os Professores Tutores das sete propostas selecionadas nas 14 Gerências Regionais de Educação, pelo período de cinco meses

Etapas: O festival se configura em um conjunto de vivências educativas e culturais e mostras competitivas, envolvendo estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino. Será realizado em três etapas: Escolar, Regional e Estadual.

A primeira será realizada em cada unidade escolar inscrita, a segunda desenvolvida a partir das Gerências Regionais de Educação às quais as escolas estão vinculadas, culminando na terceira etapa, de caráter estadual.

As atividades desenvolvidas pelos estudantes em cada uma das linguagens artísticas nas unidades de ensino, deverão ser acompanhadas por um Professor Tutor, não podendo um professor acompanhar mais de uma atividade. Tal restrição se aplica também ao estudante, que não poderá participar de mais de uma linguagem artística.

Etapa Escolar – A Etapa Escolar corresponde às atividades desenvolvidas no contexto de cada unidade de ensino inscrita no Festival e é de caráter classificatório. Fica facultada às Escolas a realização de um festival escolar para promover e selecionar os seus representantes em cada linguagem artística. Como produto final da Etapa Escolar, cada unidade de ensino deverá sistematizar um projeto escolar único e uma produção por linguagem artística.

Etapa Regional – A Etapa Regional corresponde às atividades desenvolvidas por cada uma das 14 Gerências Regionais (GREs). É de caráter classificatório e eliminatório, correspondendo à seleção de uma obra por linguagem artística de cada GRE, totalizando, assim, até 16 obras representando cada GRE na etapa estadual.

Etapa Estadual – A Etapa Estadual corresponde às atividades implementadas considerando a integração e a interação de todas as atividades realizadas pelas produções selecionadas pelas 14 Gerências Regionais de Educação e ocorrerá de modo remoto. A Comissão Estadual deverá fazer uso de ferramentas digitais ou outras ferramentas com o objetivo de garantir o acesso universal dos participantes ao festival.  Como parte das homenagens a Augusto dos Anjos, as três fases da Etapa Estadual serão batizadas de acordo com o universo de sua biografia e obra, quais sejam: Avatar, Eu e Metaverso.

O Avatar significa a representação virtual, conceitual e imortalizável de um indivíduo biológico. Essa projeção pode ser mais poética e ficcional ou mais espelhadamente biográfica, configurando, da mesma forma, um representante projetivo e virtual, um avatar; o Eu, obra de Augusto dos Anjos publicada em vida, é a interseção de 58 poemas, que sintetizam a mais singular expressão poética da literatura brasileira; já o Metaverso é um conceito que remete à realidade paralela que ocorre em um mundo virtual on-line, em cujo espaço é possível projetar avatares, interagir, conviver, criar, com base na ideia de realidade virtual. Os avatares do Eu no metaverso criativo são, portanto, o ressurgimento dos eus augustinianos projetados pela arte dos estudantes num universo virtual multifacetado.

Na fase Avatar, a Comissão Avaliadora apreciará todas as produções advindas da Etapa Regional, selecionando cinco obras por linguagem artística, totalizando 35 produções. A segunda fase (classificatória), denominada Eu, corresponde à escolha do público, via Instagram (@arteemcenaoficialpb), de duas produções finalistas por linguagem artística. Das 35 propostas publicadas, 14 serão classificadas para a última etapa.

A terceira e última fase (eliminatória), denominada Metaverso, corresponde ao encerramento do festival ‘Augusto Presente: Avatares do Eu no Metaverso Criativo’, na qual serão escolhidas, por votação popular, as produções campeãs. A fase Metaverso será transmitida ao vivo em plataforma a ser divulgada nos canais oficiais do Arte em Cena e/ou da SEECT

Os dois finalistas de cada linguagem artística serão revelados durante a transmissão ao vivo.

EJA -  O festival ‘Augusto Presente: Avatares do Eu no Metaverso Criativo – Eja Em Cena’ irá se desenvolver no formato remoto, a fim de não impactar a rotina da escola, respeitando a carga horária que rege a EJA.

Escolas Socioeducacionais – Estão aptas a participar do festival Augusto Presente: Avatares do Eu no Metaverso Criativo – Arte Que Liberta’ todas as escolas que integram a modalidade de ensino intitulada Educação de Jovens e Adultos (EJA), que trabalham com o público de Educação em Prisões da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que ofertam Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos, sendo contempladas com  duas linguagens artísticas, a saber: Artes Visuais e Literatura. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Fapesq/PB.

Premiação – Todos os participantes da Etapa Estadual serão contemplados com a Certificação de Desenvolvimento de Produção Artística. Os estudantes aprovados para a Etapa Estadual do festival irão ganhar um curso de 20 horas referente à linguagem artística na qual está inscrito. Todos os estudantes das 16 propostas vencedoras na Etapa Estadual do festival irão ganhar um smartphone, uma medalha de participação (Tamarindo de Ouro) e um certificado de campeão estadual. Todas as escolas das 16 obras vencedoras do festival irão receber um troféu.

Acesse o link  https://shre.ink/o60 para tirar dúvidas e pegar as informações e documentos norteadores de cada modalidade.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br