sex
17
jun
2022

CET

O Hospital de Trauma de Campina Grande registrou, no início da manhã desta sexta-feira (17), uma doação de múltiplos órgãos. A doadora foi uma jovem de 20 anos, vítima de choque elétrico. Ela deu entrada no hospital na noite da última quarta-feira (15) já com suspeita de morte encefálica, sendo imediatamente iniciados os testes para confirmação. 

O protocolo consiste em três exames, sendo dois clínicos, realizados por médicos distintos, e o terceiro é o exame de ultrassonografia por doppler, realizado por um neuroclínico. Com a ausência de fluxo sanguíneo, a morte encefálica da paciente foi confirmada.

A família doadora foi homenageada pelos profissionais do hospital com o cortejo da vida, um corredor humano formado no momento em que a paciente é levada para o centro cirúrgico. Em gesto de gratidão, a equipe da Central de Transplantes também entregou uma carta de agradecimento e uma muda de cacto, simbolizando a continuidade da vida.

“Esse trabalho de doação de órgãos tem um caráter totalmente humanitário, quando uma família autoriza doar os órgãos mesmo sem saber a quem vai ajudar. E quem ganha com isso são as pessoas que estão na fila de espera. Aqui no Trauma buscamos sempre oferecer o melhor em qualidade de atendimento, seja para o paciente ou familiares,” reforça o diretor técnico da unidade, Sebastião Viana.

Foram doados o fígado, que vai para uma paraibana de 74 anos, os dois rins, que foram compatíveis com dois pernambucanos, de 22 e 39 anos, e as córneas, que antes do transplante são levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.

Atualmente na Paraíba existe um total de 511 pessoas aguardando por órgãos ou tecidos. “Cada doação de órgãos registrada pela Central Estadual de Transplantes é uma conquista alcançada por nós, é um trabalho que envolve muita dedicação da equipe e muita gratidão à família doadora pelo gesto tão nobre de amor ao próximo,” afirma a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Secom


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Central de Transplantes registra doação de múltiplos órgãos no Hospital de Trauma de Campina”

  1. Maria José de Lima disse:

    Doem órgão a vida precisa continuar.
    Um dia eu fui a conteplada com um órgão após 18 anos de hemodiálise,fico feliz quando leio essas matérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br