ter
21
jun
2022

Bonedis Eduardo

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (22), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. No formato em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pela TV Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista norte-rio-grandense Bonedis Eduardo.

Bonedis Eduardo de Souza nasceu em Parelhas (RN), mas é radicado no município paraibano de Santa Luzia. É poeta, cancioneiro e começou sua trajetória na década de 1990, com participação em mais de 180 festivais por todo o Brasil. Seu irmão Nelson Eduardo, também poeta e cantador de viola, é parceiro constante em apresentações, poesias cantadas, improvisos e repentes.

Bonedis é presença constante nos eventos municipais e culturais de toda região do Seridó Ocidental paraibano e demais cidades do Nordeste, além de apresentar o programa ‘Violas da Nossa Gente’, pela Rádio Vale FM 102.5, ao lado do irmão.

O apresentador Iponax Vila Nova nasceu na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano e é filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, um dos maiores repentistas da atualidade. Cresceu cercado por poesia e, ainda muito jovem, levou sua arte para distantes grotões do país. É um verdadeiro ativista da cultura matuta e grande articulador da arte do repente e da declamação dos nossos dias.

Além da exibição do ‘De Repente na Rede’ em formato virtual, que já ocorre há dois anos, a Funesc deu início, em janeiro deste ano, ao ‘De Repente na Estrada’, projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão). Até dezembro, o “De Repente na Estrada” circulará mensalmente nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do estado.

Serviço

De Repente na Rede

Quarta-feira, 22/06/2022, às 19h

Homenageado: Bonedis Eduardo (RN)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br