sex
08
jul
2022

CET

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na manhã desta sexta-feira (8), mais uma doação de múltiplos órgãos. A doadora foi uma mulher de 49 anos, que morreu vítima de um AVC. Ela estava internada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, desde o último dia 28 de junho.

Após a confirmação da morte encefálica, feita por meio de um rígido protocolo de verificação em três etapas, e a permissão da família, foram doados o fígado, os rins e as córneas. A cirurgia de retirada dos órgãos aconteceu no próprio Hospital de Trauma e durou cerca de três horas. O gesto de solidariedade dos familiares beneficiará pacientes que aguardam na fila de espera por um órgão.

Todos os órgãos foram aceitos pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo. O fígado foi encaminhado para uma mulher de 65 anos, o rim direito para uma mulher de 41 anos e o rim esquerdo foi para uma mulher de 67 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos, onde passam por uma avaliação e posteriormente são transplantadas em pacientes paraibanos.

“De um lado, existe uma família enlutada pela perda de um ente querido e, de outro, pessoas com uma expectativa muito grande de conseguir um doador. E nesse meio, tem nossa equipe da Central de Transplantes viabilizando todo o processo para que vidas sejam salvas. Ficamos muito gratos a cada doação e com cada paciente que consegue sair da fila de espera,” pontua a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares sobre a decisão.

Na Paraíba 486 pessoas aguardam na fila por um órgão ou tecido, sendo 277 pacientes esperando por uma doação de córneas, dois esperam um coração, 21 precisam de um fígado e 186 aguardam um transplante renal. Em 2022, 155 pessoas na Paraíba já conseguiram deixar a fila, foram realizados 118 transplantes de córneas, dois de coração, 22 de rim e 13 de fígado.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br