dom
10
jul
2022

CCC_João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa vai instalar o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro do Altiplano. O espaço é uma das prioridades da gestão do prefeito Cícero Lucena e integra o Programa João Pessoa Sustentável. Como uma espécie de ‘cérebro’, o órgão vai interligar pastas distintas para dar mais eficiência e efetividade às ações da prefeitura com o objetivo de melhorar a vida da população.

No local, vários pontos da cidade vão ser monitorados 24 horas por dia e todas as informações serão visualizadas na sala de operações. O CCC vai atuar na solução dos problemas do dia a dia e em eventos críticos, mobilizando equipes e recursos necessários que integram cinco grandes eixos: Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Samu, Meio Ambiente e Defesa Civil.

“É um centro de captação que coleta informações de diversas secretarias para serem armazenadas e compartilhadas entre si. Com base nesses dados, a gestão terá melhores condições de tomar decisões tanto no dia a dia como nas horas de contingências”, afirmou Ronaldo Soares, coordenador do CCC.

Ainda de acordo com Ronaldo Soares, os projetos de arquitetura e complementares já foram entregues. O CCC, que será instalado até dezembro de 2023, vai funcionar onde atualmente está o Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano. “É um local privilegiado, de fácil acesso, tendo no entorno serviços como shoppings e outros pontos comerciais, e um ótimo fluxo no trânsito”, pontuou.

Com o CCC, a Prefeitura espera tratar e prevenir problemas urbanos, riscos e desastres que se agravam com o adensamento da cidade como congestionamentos, acidentes, alagamentos e deslizamentos, uma vez que o monitoramento inteligente vai possibilitar que as secretarias envolvidas se antecipem ao problema.

Além disso, com a interligação dos sistemas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderão ser enviadas com mais rapidez quando solicitadas e o trajeto pode ser otimizado. Já os sensores pluviométricos instalados em áreas críticas elencadas pela Defesa Civil ajudarão a evitar que famílias sejam pegas de surpresa pela alta do nível dos rios, por exemplo.

O modelo a ser instalado em João Pessoa é semelhante ao de Manaus (AM), composto por sofisticados equipamentos tecnológicos que fazem o monitoramento integrado do funcionamento da capital amazonense. O projeto ‘Cidade Inteligente’ promove um ambiente no qual toda a estrutura da prefeitura funciona de forma integrada, cooperativa e colaborativa operando com sistemas modernos. E essa é exatamente a proposta da gestão em João Pessoa: tornar a capital paraibana uma cidade inteligente com apoio das Tecnologias da Informação para dar mais qualidade de vida à população e eficiência à gestão por meio da melhoria dos serviços oferecidos.

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br