qui
14
jul
2022

Conpec

O Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais (Conpec), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da  Paraíba (Iphaep), aprovou, na sexta-feira (8) por unanimidade, o tombamento da Fundação Casa de José Américo (FCJA). O ato aconteceu durante reunião dos conselheiros, ocasião em que a FCJA foi representada por Rui Leitão e Gilberto Guedes, respectivamente presidente da Comissão e arquiteto.

O Conpec é formado por representantes de diversas entidades governamentais e da sociedade civil. A diretora do Iphaep, Tânia Nóbrega, informou que, diante do parecer já dado, o documento será encaminhado para sanção do governador e posterior publicação no Diário Oficial do Estado.

O imóvel tombado trata-se da residência onde morou o escritor José Américo de Almeida, em João Pessoa, hoje transformada em Museu, preservando todas as características e acervos originais. O presidente da FCJA, Fernando Moura, destacou que o processo de tombamento permitirá a proteção do bem cultural, preservando-o sob a custódia do Estado para fins de pesquisa, além do legado deixado pelo imortal paraibano.

Sob a presidência de Rui Cézar Vasconcelos Leitão, participaram da Comissão, Francisco Pereira da Silva Júnior, Gilberto de Almeida Ferreira Guedes, Thiago Vasconcelos Brito, Rejane Mayer Ventura, Janete Lins Rodriguez, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, Maria Helena Serrano Lins e Sônia Maria Gonzalez.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br