sex
15
jul
2022

Terapet_Hospital Metropolitano

Para humanizar ainda mais o período de internação dos pacientes e o dia dos profissionais que atuam no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, os cães e voluntários do Projeto Terapet realizaram mais uma visita na unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, na manhã desta sexta-feira (15). O projeto teve início na instituição há cerca de um mês, e desde então a expectativa e entusiasmo das crianças e profissionais para o dia da visita são evidenciadas.

“Quando eles estiveram aqui no mês passado foi bastante emocionante para todos nós, principalmente porque vimos o brilho no olhar e sorrisos dos nossos pequenos pacientes. A expectativa para hoje estava grande, nem os adultos estavam se aguentando. É sempre um momento de renovação”, contou Adriana Haydêe, coordenadora de enfermagem da Pediatria.

Na ocasião, a equipe de Psicologia fixou pegadas caninas no chão em direção até o Auditório 1 da unidade. Os pacientes das enfermarias adulto e pediátrica seguiram as indicações e ao chegar no local se surpreenderam, como foi o caso da paciente Maria Paula Torres, 22 anos, que realiza acompanhamento na enfermaria neurológica da instituição. Emocionada, ela contou a familiaridade com os animais. “Estou chorando de alegria. Parece que estou em outro lugar, quero abraçar todos eles”, disse.

O desejo de que o tempo passe mais devagar durante o período de visita do Terapet foi comentado por Jaqueline Candido, mãe do paciente Wellington Felipe, 9 anos. “Estamos aqui no hospital há semanas para o tratamento dele, e é difícil estar longe de casa e da família, e na maioria do tempo ficamos no quarto da enfermaria. Poder estar em contato com os animais nos faz esquecer que estamos dentro de um hospital. Seria muito bom, se por alguns instantes o tempo parasse, ou fosse mais devagar”, observou.

De acordo com o diretor Gilberto Teodozio, a iniciativa tem contribuído com a melhora do humor dos internos e profissionais. “Não só os pacientes, mas percebemos que a contribuição da visita atinge também nossa equipe assistencial”, pontuou.

Já a coordenadora e presidente do Projeto Terapet, Kariny Quidute, destacou a dedicação dos voluntários. “Hoje contamos com a presença de voluntários da cidade de Ingá, que viajaram mais de 100 km para estar aqui no Hospital com seus pets. É um trabalho que nos satisfaz fazer. Somos recompensados com a alegria de cada um que desfruta desses momentos”, afirmou.

Para participar do programa, os cães passam por uma triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas. Eles também realizam exames médicos, recebem vermífugos, vacinas e, obrigatoriamente, tomam um banho reforçado no dia da visita e após ela. Além disso, também é apresentado um atestado de saúde de um veterinário responsável.

Terapet – É um projeto social que visa levar cães para dentro de instituições de saúde e entidades filantrópicas. A filosofia é socializar o amor dos animais com as pessoas para que elas também sintam o amor canino. Na Paraíba, o projeto existe há 3 anos e tem apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já tendo sido implantado nos Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande, Arlinda Marques, Clementino Fraga, Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, CAPS Gutemberg Botelho, CAPS estadual e na Funad.

Voluntariado – Quem desejar cadastrar o seu pet deve preencher um formulário que está disponível na biografia do Instagram do projeto (@terapetoficial) e, tão logo o formulário seja analisado, será marcada uma entrevista para avaliação do animal.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br