ter
19
jul
2022

Cearte

O Centro Estadual de Arte da Paraíba – Cearte-PB abre, nesta quarta-feira (20), inscrições para o público em geral para cursos nas áreas de Literatura, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Teatro, indo até o dia 31 de julho. Estão sendo ofertadas, nesse segundo semestre, 2206 vagas em 207 turmas.

As inscrições dos veteranos, realizadas no período de 11 a 15 deste mês, foram homologadas após avaliação da equipe do Cearte-PB, que conferiu a documentação e seguiu a ordem de prioridade estabelecida no edital de seleção: estudantes da rede pública municipal, estadual e federal, pessoas com deficiência e beneficiários do programa social Auxílio Brasil/Bolsa Família. Esse segmento dos alunos ocupou aproximadamente 30% das 2206 vagas disponíveis, restando cerca de 70% para os novatos, ou seja, sem vínculo com o Cearte-PB nos últimos 3 anos.

Inscrições – A inscrição é gratuita e será realizada de forma on-line, por meio do endereço ceartepb.com/matriculas, e presencial na Unidade do Cearte-PB do Centro, Grupo Escolar Thomaz Mindello, na Praça Aristides Lobo, em João Pessoa (PB), de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 11h30, no turno da manhã e entre 13h30 e 16h30, à tarde.

Para inscrição pelo site, é necessário que a pessoa interessada preencha o formulário do curso desejado e anexe a documentação solicitada. Já na presencial, deve ter em mãos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), não sendo necessário deixar cópia de nenhum documento. Nos casos de inscrição preferencial, é necessário levar a seguinte documentação:

1 – Beneficiários do Auxílio Brasil/Bolsa Família: comprovação de inscrição do Cadúnico e extrato do benefício recebido atualizado;

2 – Pessoas com deficiência: carteira ou declaração da Funad;

3 – Aluno(a) de escola pública municipal, estadual ou federal: declaração atualizada da escola.

É necessário ainda apresentar comprovante de matrícula em escola regular para todos que são menores de 18 anos.

Cursos disponíveis – Entre os cursos com vagas disponíveis estão propostas como o curso História do Cinema, na área de Audiovisual, que é presencial e para um público na faixa etária dos 15 anos acima; nas Artes Visuais, se destaca o curso Iniciação à Fotografia, que é híbrido, com 50% das aulas on-line e 50% presenciais e para estudantes a partir dos 18 anos.

Na área de Teatro, o curso Teatro para Crianças é híbrido e recebe inscrições de crianças entre 6 e 8 anos, além de diversos outros cursos que ainda possuem vagas; em Dança, cursos como Danças Urbanas, (presencial e para um público de 12 a 35 anos), Canguru: Movimentando pais e filhos – Dançando com as palavras (on-line, para bebês de 0 a 11 meses de idade), Ballet Clássico (com ofertas presencial e on-line, para crianças e jovens entre 4 e 14 anos) e Dança Clássica (presencial, para pessoas a partir dos 15 anos) se destacam.

Na Música, há diversas vagas em cursos como Violão Popular (presencial e para faixas a partir dos 8 anos de idade), Saxofone (presencial, a partir dos 12 anos) e Técnica Vocal e Canto Expressivo, (presencial, a partir dos 18 anos) e Canto Popular e Tecnologias (on-line, para estudantes acima de 15 anos). Na Literatura, o destaque vai para os cursos de Escrita Criativa: Prosa e Poesia (on-line e presencial, para público a partir dos 16 anos).

Formato dos cursos – Os cursos ofertados nesse primeiro semestre de 2022 seguem três formas, podendo o curso ser presencial, on-line ou híbrido (50% presencial e 50% on-line). Deste modo é contemplado tanto quem deseja fazer o curso de forma 100% presencial, quanto quem quer permanecer de modo remoto ou a pessoa que deseja a experiência híbrida, com metade das aulas do modelo presencial e outra no ensino remoto.

Consolidação e avaliação das inscrições – Esse segundo semestre representa a consolidação da gratuidade nas inscrições, adotada no início do ano, que democratizou o acesso aos cursos do Cearte-PB. “Esse segundo semestre será a consolidação desse modelo de inscrição totalmente gratuita, que adotamos no início do ano. São mais de 2000 vagas em cerca de 200 turmas, cursos em todas as áreas, contemplando interesses diversos. O Cearte-PB segue promovendo o acesso ao ensino da arte, com excelência e de forma muito acessível”, destacou Thayorni Arruda, coordenador geral do Cearte-PB.

Na mesma linha, Laura Moreno, diretora do Cearte-PB, lembrou que a gratuidade ampliou o acesso ao ensino da Arte e que ainda há o recorte social da reserva de vagas para grupos prioritários. “Nossos serviços são de alta qualidade e 100% gratuitos! E, além disso, temos a reserva de vagas a grupos prioritários, que são estudantes de escola pública, pessoas com deficiência e beneficiários do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. É motivo de orgulho imenso para nós oferecermos um ensino da arte de excelência e acessível a todos os públicos, desde bebês de 6 meses até pessoas com mais de 60 anos!”, enfatizou a diretora do Cearte-PB.

As inscrições no Cearte-PB são avaliadas seguindo o critério de ordem de inscrição e reserva de vagas, dentro do período estabelecido para cada segmento. Nessa perspectiva, não será homologada a inscrição de quem se inscreveu fora do prazo estipulado para seu segmento. Exemplo: as pessoas novatas que se inscreveram no período de matrícula reservado aos veteranos (entre 11 e 15 de julho), terão de se inscrever novamente, seguindo o cronograma correto (de 20 a 31 de julho).

Após feita a avaliação da documentação enviada e dos critérios de prioridade, será divulgada a relação dos matriculados e a lista de espera de cada um dos cursos ofertados, se a demanda for maior que o número de vagas.

Caso algum curso não preencha todas as vagas, será aberta uma nova seleção para o público em geral, de forma on-line, e tendo a ordem de inscrição como único critério.

SERVIÇO:

Inscrições para novos alunos em áreas artísticas

Data: 20 a 31 de julho

Endereço eletrônico: https://ceartepb.com/matriculas/

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br