sáb
23
jul
2022

FCJA_centenário da obra “A Paraíba e seus problemas”

O livro “A Paraíba e seus problemas”, de José Américo de Almeida, completa o seu primeiro centenário em 2023. Para celebrar a data, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) já deu início aos preparativos de um evento que terá o lançamento de uma edição especial da obra e de três fortunas críticas que a ela se referem. Esse evento, que acontecerá em março do próximo ano, será um seminário, para o qual diversas autoridades e intelectuais ligados à obra e à história de José Américo já estão sendo convidados.

Para tal, a FCJA conta com a colaboração do professor da UnB Marcos Formiga (membro do Conselho Fiscal do Centro Internacional Celso Furtado e ex-membro do Conselho Deliberativo da FCJA), do pesquisador Jean Patrício, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP); do professor e ex-secretário de Estado de Educação e Cultura Sales Gaudêncio, representando a Academia Paraibana de Letras (APL); do historiador, professor e escritor José Octávio de Arruda Mello, profundo conhecedor da obra de José Américo; e do professor Jivago Barbosa, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pesquisador e colaborador da FCJA. No que se refere às publicações, a Fundação terá a parceria do Senado Federal, da Empresa Paraibana de Comunicação e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para Fernando Moura, presidente da FCJA, “A Paraíba e seus problemas” é uma obra fundamental para a análise e a intepretação do pequeno estado brasileiro, apresenta aspectos sociais, políticos, históricos e geográficos do povo paraibano, com informações que analisam a situação econômica da década de 1920. “A reedição da obra e a realização do seminário serão importantes não só para marcar o centenário, mas para que se faça uma atualização histórica da realidade paraibana, ao aprofundar as discussões sobre os problemas de então e debater questões contemporâneas que precisam ser pensadas”, disse.

Comissões – As três fortunas críticas a serem publicadas sobre “A Paraíba e seus problemas” terão comissões que se responsabilizarão pela organização do material. Além dos colaboradores aqui citados, também participarão desses grupos os servidores da FCJA Juca Pontes, editor; Janete Rodriguez, gerente do Museu Casa de José Américo; Lúcia Guerra, gerente de Arquivos; e o próprio Fernando Moura.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br