ter
26
jul
2022

Flirede

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), divulgou nesta terça-feira (26), no Diário Oficial do Estado (DOE), os três editais dos concursos literários da III Festa Literária da Rede Estadual (Flirede). Os editais são voltados para professores e estudantes da Rede, de todas as modalidades de ensino, e preveem a publicação de três antologias de poemas, crônicas e ilustrações infantis, em homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos.

A III Flirede conta com a realização de oficinas sobre leitura e escrita literária para professores e estudantes; concursos literários, com a publicação de livros com as produções literárias vencedoras de professores e alunos; eventos literários nas escolas e ações formativas nas bibliotecas.

Um dos editais é voltado para professores ativos da rede estadual, e outro para estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos voltados para a publicação de livros com 80 poemas e crônicas vencedoras, tendo como tema “Augusto dos Anjos: da poesia do Eu à Paraíba em nós”.

O terceiro edital, da Fliredinha, é destinado a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano), voltado para produção de poesia e ilustrações infantis, e resultará na publicação, em livro, de 80 produções, tendo como tema “Augusto dos Anjos: A poesia, o Eu e a Paraíba”.

Os concursos literários têm três etapas: Escolar, Regional e Estadual, nas quais haverá bancas avaliadoras para os textos inscritos. As inscrições começam em outubro e oficinas serão ministradas em agosto de modo a capacitar todos os professores da Rede para desenvolverem atividades em sala de aula e prepararem os estudantes para os concursos e para os eventos literários que serão realizados em dezembro, em todas as escolas.

Para o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, “ano passado investimos na publicação do livro e o resultado foi impressionante, poemas e crônicas belíssimos de estudantes, desde crianças até a EJA. A ação foi tão bem-sucedida que este ano ampliamos para professores e também faremos um livro voltado especialmente para as crianças, a Fliredinha. Investir em leitura, em produção literária e nas nossas bibliotecas tem sido uma prioridade e tem gerado um resultado surpreendente e emocionante”.

Os editais estão disponíveis no DOE https://auniao.pb.gov.br/servicos/doe/2022/julho/diario-oficial-26-07-2022.pdf e no site da programa https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/programas/flirede.

A Flirede – Foi instituída por meio do Decreto nº 40.002/2020, com o objetivo de incentivar a leitura nas escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção literária local. Uma atividade de incentivo ao protagonismo dos estudantes através da produção literária, conforme os critérios de competência da política educacional para o século XXI.

O objetivo da Flirede não se restringe ao incentivo à leitura literária no cotidiano das escolas pertencentes à Rede Estadual, vai além, é uma forma de prestigiar as competências socioemocionais dos estudantes, ampliando as possibilidades de integração das bibliotecas ao cotidiano escolar e social, através de atividades interdisciplinares, já que a escrita e a leitura permeiam o fazer pedagógico de todas as disciplinas.

Flirede

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br