qua
27
jul
2022

Serão 8 noites de apresentações musicais

ccta-ufpb-foto-angelicagouveia-

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, entre os dias 12 e 20 de agosto, a 5ª Edição do Festival Internacional de Música de Câmara, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM).

Nesta edição o festival mescla a música erudita nacional e internacional com a filosofia, e contará com apresentações gratuitas e abertas ao público com concertos camerísticos, recitais e apresentações de textos escritos por filósofos.

Com exceção do dia 14 (domingo), haverá apresentações durante os demais dias do evento, sempre às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). O violoncelista e professor da UFPB Felipe Avellar de Aquino, Coordenador Artístico do Festival, fala sobre as apresentações.

“As obras mais importantes nas formações camerísticas vão ser apresentadas e essas formações são as mais diversas, vai desde quinteto de metais, trio de piano, flauta e cello, duo de flauta e clarinete, quinteto de piano com instrumentos de cordas. Ao todo são 18 formações instrumentais, então, é um repertório bem variado que vai ser apresentado durante a semana inteira”, disse o docente.

Participarão do festival artistas de música de câmara dos Estados Unidos e China, além de instrumentistas brasileiros. Para a 5ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara foi escolhido um repertório variado com composições de diferentes países, no entanto, também haverá muita música brasileira.

“São 09 compositores brasileiros, dentre homens e mulheres, que vão ser apresentados. Várias obras de Villa-Lobos, já que esse ano a gente está celebrando 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi o evento propulsor do nome de Heitor Villa-Lobos ao cenário internacional. Também haverá obras de Henrique Oswaldo, Osvaldo Lacerda, Ernst Mahlelei, José Siqueira, obviamente, compositor paraibano, dentre outros”, disse Felipe Avellar.

O concerto de abertura contará com a execução da obra de abertura da ópera “Anita Garibaldi”, composta pela pianista e professora brasileira Catarina Domenici, a ser executada pela Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) sob a regência do maestro Paul Chou, da Pensilvânia (Estados Unidos). Também serão executadas obras de Brahms e Tchaikovsky.

Além de Domenici, o festival destacará as obras de outras 03 compositoras do sexo feminino, a violinista e professora do PPGM-UFPB Paula Bujes, a britânica Rebeca Clark e Amy Beach, dos Estados Unidos.

Nesta edição, o Festival se propõe a construir um diálogo entre a música e a filosofia, convidando 09 filósofos e estudiosos da filosofia a interagirem com o repertório, apresentando a cada concerto um texto com pensamento sobre a ligação entre música e filosofia.

O festival, que por tradição estabelece um diálogo entre a música e alguma outra forma de expressão humana a cada edição, contará ainda com 10 masterclasses, oferecendo novas oportunidades acadêmicas aos estudantes de música da UFPB, por meio do contato com professores de outras instituições.

A programação completa dos concertos abertos ao público pode ser conferida no site do evento.

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br