sex
29
jul
2022
João Pessoa 437 anos

O Milagre das Neves

Uma multidão lotou o adro da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves na noite desta quinta-feira (28), para acompanhar a estreia do espetáculo ‘O Milagre das Neves’. Encenado por 82 atores e atrizes, o texto, do teatrólogo Tarcísio Pereira, conta a história da Santa e os detalhes de sua chegada à Paraíba. O momento compõe a programação religiosa da 437ª Festa das Neves, que acontece em dois espaços, na Catedral, com missas e teatro, e no Parque Solon de Lucena, com a estrutura tradicional de barraquinhas, parques e shows.

“Marcamos hoje o momento mais precioso da Festa das Neves porque estamos contando, pela primeira vez, por meio da linguagem do teatro, da música e da dança a história de fundação da cidade de João Pessoa. Os conflitos entre os nativos holandeses, portugueses, os mitos religiosos, a vontade das pessoas de fundar uma cidade. Então, precisamos esperar 437 anos para poder encenar a criação e a fundação da cidade por meio do teatro”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele disse que todos que fazem a Funjope estão muito felizes e agradecidos aos diretores, atores, atrizes e todos os profissionais envolvidos. “É um marco na história da Festa das Neves e na cultura da cidade”, acrescentou.

O diretor do espetáculo, Tarcísio Pereira, também disse estar muito feliz. “Eu acho que, da nossa parte, atendeu às expectativas. Um público emocionado desde o início e que se manteve atento até o final do espetáculo. Nós contamos a história da fundação da cidade, do Estado, com toda religiosidade. E os comentários que ouvi aqui é que as pessoas não sabiam dessa história. Isso, para nós, é muito gratificante”, declarou.

“Parabéns à Funjope, que realizou um sonho da Paróquia de Nossa Senhora das Neves, fazendo uma apresentação artística com música, cenário, atores. Foi maravilhoso para que toda a cidade conheça a história também da construção da igreja. Esse é um presente imensurável que a Funjope nos dá. Agradeço por esse presente de cultura e de arte”, declarou o Monsenhor Robson Bezerra.

O espetáculo – A encenação da peça teatral ‘O Milagre das Neves’ é uma inovação na programação da Festa das Neves. O espetáculo começa sempre às 20h e será apresentado durante quatro noites, até o dia 31, logo após a celebração da Santa Missa, que tem início às 18h30. A Festa das Neves segue até 5 de agosto, aniversário de João Pessoa e dia da padroeira Nossa Senhora das Neves.

A peça mobiliza mais de 100 profissionais entre artistas e técnicos, envolvendo profissionais de teatro, cenografia, figurino, objetos, iluminação. São 82 artistas, além de outros profissionais, entre eles, 21 atores, 20 instrumentistas, 16 bailarinos e um regente que vai comandar a Orquestra das Neves, formada por músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e Banda 5 de Agosto.

O evento conta ainda com a participação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e 24 cantores profissionais, coralistas convidados para formar o coro de ‘O Milagre Das Neves’.

Os figurinos usados pelos artistas, cenários, e ainda os adereços que compõem o cenário da peça foram criados por um grupo de costureiras e artistas visuais comandados por Sanzia Márcia e Geóstenys Melo.

Parque Solon de Lucena – A festa profana acontece no Parque Solon de Lucena e inclui o parque de diversões, os pequenos comércios que negociam alimentos, bebidas, a tradicional maçã do amor, brinquedos, entre outros. No local, também está montado o palco que recebeu, nesta quinta, o show da banda Forró da Live, que teve início às 20h30. No mesmo horário, nesta sexta (29), a apresentação musical será com o cantor Douglas Patrício.

Programação – Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), a Festa das Neves acontece de 27 de julho a 05 de agosto, com missas de 1º a 5 de agosto, na Catedral, às 18h30. No Parque Solon de Lucena, os shows acontecem de 28 de julho a 5 de agosto. Também fazem parte da programação exposições artísticas e oficinas.

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br