sex
05
ago
2022

Casarão dos Lundgren_Rio Tinto
Casarão dos Lundgren, uma construção de estilo alemão do início do século passado, hoje sob a tutela dos povos Potiguara.

O 1º Festival da Cultura Indígena, que será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB), neste sábado (6), em Rio Tinto, terá em sua programação apresentações artísticas elencadas nas próprias aldeias Potiguara, que são 32, e Tabajara (2), espalhadas também pelos municípios de Marcação, Baía da Traição e Conde.

As apresentações, que começam às 9h e vão até as 19h, envolvem música e dança, com grupos de cirandas, apresentação de expressões como o Toré e coco-de-roda, além de exposição da culinária, de artesanato, fotográfica e outras manifestações culturais indígenas.

O evento organizado pela SecultPB tem apoios da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana e das Prefeituras do Conde, Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto.

Onde – O local escolhido para o Festival, em reunião da SecultPB com o cacique geral para 32 aldeias, Sandro Gomes Barbosa, Elias Jerônimo de Lima (cacique da Aldeia Tramataia) e José Ciríaco (o Capitão Potiguara, liderança tradicional), foi o Casarão dos Lundgren, uma construção de estilo alemão do início do século passado, hoje sob a tutela dos povos Potiguara. Os ambientes do festival serão montados no grande pátio que fica na frente e nos lados do prédio, que foi usado como residência pela Família Lundgren.

O prédio está estrategicamente edificado numa área alta da cidade e fica ao centro de um grande terreno coberto por grama, por isso ideal para a realização do Festival Indígena.

O casarão é uma requintada residência de quartos e salões amplos, de primeiro andar, com grandes portas em madeira de lei e a presença de mármore italiano. As paredes muito largas e os tijolos ocre aparentes são uma característica da arquitetura alemã da época, seguindo o padrão das demais instalações que os Lundgren construíram em Rio Tinto, em que se destaca a famosa indústria têxtil, que funcionou até os Anos 80.

A programação

programação_

Secom


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br