seg
08
ago
2022

Levantamento foi divulgado nesse domingo (7) pelo portal Polêmica Paraíba

pesquisa

Dando continuidade a série de matérias, onde vamos mostrar aos nossos leitores a classificação dos municípios paraibanos no Índice de Gestão Municipal, que são  classificadas, avaliadas e analisadas pelo Instituto Áquila, hoje, vamos trazer o ranking dos 20 municípios que são excelência em gestão de educação.

Os dados foram colhidos na última quinta-feira (28), e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.

Na matéria anterior, trouxemos o ranking das 20 cidades excelentes em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Os números destes levantamentos feitos pelo Instituto Áquila permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA. Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Na matéria de hoje, vamos apresentar aos leitores as 20 cidades paraibanas com o melhor desenvolvimento em gestão de Educação, onde são analisados os seguintes fatores:

Indicadores de Governança Monitorados:

Educação
Analfabetismo 15 anos ou mais (%) – ⇩
Expectativa de anos de estudo (Anos) – ⇧
Taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Gasto com educação por aluno por ponto do IDEB (R$) – ⇩
Resultado IDEB Anos Finais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Resultado IDEB Anos Iniciais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Distorção Idade-Série Ensino Fundamental (%) – ⇩
Acesso à educação infantil (%) – ⇧
Aplicação do mínimo constitucional em Educação (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB Magistério (Sim=1 ou Não=0) – ⇧

Confira o ranking com a porcentagem das 20 cidades excelentes em Educação, da Paraíba de acordo com os dados do dia 18 de julho.

ranking

Polêmica Paraíba


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br