seg
08
ago
2022

Festival começa nesta sexta-feira, dia 12, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB

maestro_UFPB

O maestro norte-americano Paul Chou, regente e diretor artístico da Pennsylvania Sinfonia Orchestra, dirige a Orquestra Sinfônica da UFPB nesta sexta-feira, dia 12, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no concerto de abertura do 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, o Programa de Pós-Graduação em Música da Instituição. Na programação, obras da compositora paulista Catarina Domenici, do alemão Johannes Brahms e do compositor russo P. Tchaikovsky.

Catarina Domenici escreveu a Abertura da ópera Anita Garibaldi em 2021, a partir de uma encomenda do King’s Brazilian Ensemble, conjunto vinculado ao Kings College de Londres e foi estreada pela Orquestra Sinfônica da USP, em março de 2022. Esta abertura faz parte da ópera com o mesmo título, em homenagem aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi e será apresentada pela primeira vez no Nordeste do Brasil.

Ainda no programa, o famoso Concerto Duplo para violino, violoncelo e orquestra, Op. 102 do compositor alemão Johannes Brahms. Nesta obra, o maestro Paul Chou irá cumprir o desafio de reger a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) e, ao mesmo tempo, ser um dos solistas da noite, ao lado do Prof. Felipe Avellar de Aquino (violoncelista e docente da UFPB). Nesta obra, o público terá a oportunidade de escutar, pela primeira vez no Brasil, a orquestração da compositora e arranjadora Yoomi Paick, que elaborou esta versão para os musicistas da New York Classical Players, exclusivamente para orquestra de cordas.

Na segunda parte do programa, a plateia terá a oportunidade de escutar a famosa Serenata para Cordas de P. Tchaikovsky, obra na qual os músicos poderão demonstrar todo o virtuosismo do corpo orquestral da UFPB, em uma das obras mais importantes para esta formação.

O 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB acontece entre os dias 12 e 20 de agosto, com a participação de convidados internacionais, docentes da UFPB e UFPE. Entre os convidados, incluem-se os violinistas Paul Chou (Pennsylvania Sinfonia Orchestra – Filadélfia) e Weiwei Le (University of Nevada, Las Vegas), a violista Kate Hamilton (University of Nevada, Las Vegas, co-diretora artística do Festival) e os pianistas Solungga Liu (Bowling Green State University – EUA) e David Witten (Montclair State University – New Jersey), que se apresentam ao lado de docentes da UFPB, dentro da programação do 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, um evento que promove o diálogo entre a música e a filosofia. A programação já está disponível no site do evento.

Nesta edição, o Festival se propõe a construir um diálogo entre a música e a filosofia, convidando nove filósofos e estudiosos da filosofia a interagirem com o repertório, apresentando a cada concerto. Apresentando um texto com pensamentos sobre a ligação entre música e filosofia. Estes filósofos, incluem-se Ana Thereza Dürmeier (UFPB), Gilfranco Lucena (UFPB), Marcus Alves (Funjope), Marcone Pequeno (UFPB), Gabriel Rezende (UFPB), Rainer Patriota (UFPB), Maria das Neves Franca (UNIPÊ), Marcílio Franca (UFPB) e Eduardo Rabenhorst (UFPB). Cada concerto será precedido por breves palestras proferidas por filósofos residentes em nossa cidade, cujos conteúdos dialogam com o repertório apresentado a cada noite. Os concertos acontecem sempre às 20h, na Sala Radegundis Feitosa da UFPB. Ao todo, são 18 formações camerísticas, incluindo solo, duos, trios e quintetos, além da OSUFPB, que se apresentam ao longo de uma semana, com a presença de cinco convidados internacionais oriundos dos EUA, China e Taiwan. Além disso, o evento contará com a apresentação de 4 compositoras mulheres, 9 compositores brasileiros, 9 filósofos, 18 formações instrumentais, 30 músicos cameristas, 5 convidados internacionais, além da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB).

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, com o apoio da Reitoria da UFPB, PRPG-UFPB, Direção do CCTA e do CCHLA, Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope e da Clínica FisioCorpore.

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br