qui
01
maio
2014

“Portugal oferece a seu povo um bom atendimento médico, público e gratuito”

Otávio Sitônio Pinto*

Eu estava na metade do artigo quando a energia caiu e o computador não salvou nada. A minha velha máquina Olivetti não fazia isso. Ela ainda está ali, numa estante, guardada como relíquia. Mas também a Olivetti não transmitia a matéria. Eu tinha que levar o artigo no jornal ou fazer o texto na redação. Até que era bom, pois os colegas me davam assunto. Agora, com a rasteira que a Energisa me deu, o jeito vai ser escrever o artigo de novo, que era mais ou menos assim:

Há países em que o povo não precisa pagar planos de saúde para ter um bom atendimento médico. Países que não são, obrigatoriamente, os mais ricos do mundo. Os Estados Unidos é o país mais rico do planeta, mas o atendimento pela rede pública de saúde é péssimo. É tão ruim que Lula, quando era presidente, ofereceu o “know-how” do SUS para os gringos copiarem o sistema brasileiro de saúde.

Imagine, Douto Leitor, como é ruim a saúde púbica de Tio Sam. Bob, ex-combatente do Viet Nam, me disse que a rede pública de saúde dos EUA é horrível. Ele preferiu viver de sua aposentadoria no Brasil, onde se casou com Rosângela Macílio, ex-dirigente do PCdoB. Bob me disse que se fosse viver de sua aposentadoria nos EUA teria um padrão de vida miserável.

Mas há países bem mais pobres que os EUA e que têm uma saúde pública muito melhor que a do Tio Sam, muito melhor que a do SUS que Lula ofereceu aos gringos. Terá sido por isso que Obama disse que ele era “o cara”? Vai ver que foi. Pois ninguém no mundo teve a ousadia de oferecer aos EUA o modelo de seu sistema de saúde. Só Lula do Brasil fez isso.

Como eu ia dizendo antes da Energisa derribar meu texto, Portugal é um país que oferece a seu povo – e a quem apareça por lá – um bom atendimento médico, público e gratuito. Que o diga Simone Dantas Carneiro Maldonado, minha amiga de adolescência. Ela teve um troço quando fez escala em Lisboa, em viagem mística para Jerusalém. Pois foi atendida pela rede pública de saúde de Portugal e ficou muito satisfeita.

Exemplo eloquente é o menino Martim, filho da cantora Mariza, a voz mais popular de Portugal. Podre de rica e casada com um cara mais podre ainda, Mariza e o marido internaram o filho no hospital mais chique de Lisboa, pois o menino nasceu prematuro e precisava de cuidados neonatais. Mas os dias se passavam e o menino não melhorava. Até que o casal decidiu tirar o puto (é assim que se diz lá) do hospital cinco estrelas e confiá-lo a um hospital da rede pública. Foi assim que o puto escapou e vai muito bem.

Você conhece Mariza? Sua fama alcança o Brasil, até Brasília, onde ela cantou na comemoração da Independência, ano passado. Não se admire, pois foi o rei de Portugal, Dom João VI, quem mandou o filho, Pedro I, dar o grito do Ipiranga. Naquele tempo a viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro era feita a cavalo. Mas Dom Pedro I, que entendia do assunto, pois era criador de cavalos lusitanos, preferia uma burra baixeira e possante que ele tinha como palafrém. Pedro Américo preferiu retratar o episódio do Ipiranga com Dom Pedro montando um cavalo, mas dizem as escrituras que o novel imperador preferia uma burra mula, como o rei David.

Pois é, amizade, tem lugar neste planeta que o atendimento da rede pública de saúde é até melhor que a particular, como em Portugal, Inglaterra e Canadá. É o retorno do imposto que o povo paga numa carga tributária menor que a do Brasil. Nesses países a classe arremediada não tem plano de saúde – que era o tema da crônica, mas a Energisa não deixou. Fica para a próxima.

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br