Emoção e resgate histórico marcam homenagem à família de Eije Kumamoto

Emoção, reconhecimento, gratidão, memória e história marcaram a entrega da Comenda Natália do Espírito Santo à família de Eije Kumamoto, representada por seus filhos Ítalo e Gilson Kumamoto, na noite desse sábado (18), na sede do Legislativo municipal de Princesa Isabel.

Eije Kumamoto nasceu em 26 de outubro de 1902, na ilha de Kagoshima, sul do Japão. Em 1917, então com 15 anos de idade, desembarcou no porto de Santos-SP, de onde seguiu para o interior paulista, precisamente Santo Anastácio, para trabalhar nos cafezais.

Em sua fala, o renomado cardiologista princesense ítalo Kumamoto destacou a saga de seu pai,  primeiro japonês a se fixar no Nordeste, primeiramente em Pernambuco, depois na Paraíba, precisamente em Princesa Isabel, em 1923, onde geriu os negócios do líder político e empresário José Pereira Lima, o coronel Zé Pereira, de quem foi também responsável pelo pagamento das tropas do oligarca sertanejo na chamada Revolta de Princesa, em 1930.

Ousado, empreendedor, o ‘japonês’ prospera em suas atividades. Em 1937, casa com Marly Duarte Barbosa (neta do português Joaquim Rodrigues Duarte, pioneiro ao instalar a primeira usina de beneficiamento de algodão em Princesa, na segunda metade do século 19) e de cuja união nascem Francisco Ítalo, Eire e Gilson Kumamoto, os três renomados cardiologistas e Francisco Helder, advogado, todos hoje radicados em João Pessoa, onde são empresários do setor de saúde.

A cerimônia de entrega da maior honraria do Poder Legislativo local contou também com a presença de familiares dos dois filhos do imigrante oriental, que faleceu em João Pessoa em 1992. O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, também participou da solenidade, que teve ainda a presença de parlamentares municipais, além auxilidares do Executivo e da comunidade princesense.

Emocionado, Ítalou Kumamoto relembrou que seu pai se referia à Princesa Isabel como “minha pátria”. Ele não escondeu a alegria pela homenagem recebida, juntamente com todos os seus familiares.

“Gratidão”, resumiu.

O prefeito Ricardo Pereira, por sua vez, destacou a trajetória de Eije Kumamoto, como também o legado deixado, que se segue com os filhos.

“O reconhecimento gratificante do Poder Legislativo tem um profundo significado na vida de todos nós. Prometo honrar tão importante homenagem”, afirmou o médico.

 

 

 

 

Eije KumamtoHomenagemÍtalo Kumamoto
Comentários (0)
Adicionar comentário