Copa do Mundo – Espanha e Holanda refazem, na estreia, a final da Copa de 2010

Quis o destino que a atual campeã do mundo, Espanha, e a vice, Holanda, caíssem no mesmo grupo (B) na Copa do Mundo de 2014. Não bastasse a certeza de que se enfrentariam já na primeira fase do Mundial, elas fazem, nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, o primeiro jogo da chave no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA). Desde a final, as equipes não conseguiram manter o mesmo status de antes, embora sejam as favoritas para se classificar para as oitavas de final. No mesmo grupo, o Chile corre por fora. A Austrália completa a chave e seria uma zebra caso consiga algum ponto.

No Mundial de 2010, a Espanha ganhou por 1 a 0, com gol de Iniesta, o jogo que encerrou uma campanha de seis vitórias e apenas uma derrota (para a Suíça, na primeira fase). Desde então, a atual campeã do mundo teve a derrota mais séria no ano passado, na final da Copa das Confederações, quando o Brasil a venceu por 3 a 0. O resultado mostrou ao mundo que a seleção, também bicampeã da Eurocopa e considerada hegemônica, poderia ser batida. Analistas de futebol entendem que a equipe que encantou o mundo está mais velha: Xavi, com 34 anos, Xabi Alonso, 32, David Villa, 30, e Iniesta, também 30, formam a espinha dorsal do time.

Enquanto isso, a Holanda deixou de ter destaque no cenário mundial. No último semestre, três titulares importantes se lesionaram: Kevin Strootman, Stijn Schaarse Gregory Van der Wiel. As esperanças da equipe ficam por conta de Robin van Persie e Arjen Robben, que são considerados os “vilões” da eliminação do Brasil em 2010 na África do Sul, quando os europeus viraram o jogo por 2 a 1.

O técnico Vicente del Bosque, da Espanha, tem o seguinte time base: Casillas, Sérgio Ramos, Piqué, Albiol e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Villa, Pedro e Torres.

Já o técnico Louis van Gaal deve escalar o time holandês com Janmaat, Vlaar, De Vrij e Martins Indi, Blind, De Jong, Clasie e Sneijder, Robben e Van Persie.

Pela Espanha, as esperanças estão com Iniesta e David Villa, os mais jovens entre os craques selecionados. O atacante Diego Costa (brasileiro, naturalizado espanhol) ficou ameaçado de deixar a seleção por estar lesionado. No entanto, conseguiu se recuperar e corre por fora para integrar o ataque espanhol.

Pela Holanda, que chegou na final de 2010, o destaque ainda é Robben, jogador do Bayern de Munique. "Estou me sentindo muito bem neste momento, tanto fisicamente quanto mentalmente", garantiu, em entrevista ao site da Fifa. "Uma Copa do Mundo é sempre algo especial, e estou muito feliz por estar no Brasil para disputar mais esta."

Para o técnico Vicente del Bosque, não há favoritismo e atenção total é à primeira fase. “Não vou falar do Brasil porque temos que passar pela primeira fase. São jogos difíceis. Esperávamos um grupo menos complicado”, afirma. Comandante da Holanda, Louis Van Gaal evitou em falar em revanche: “É um bom desafio para nós jogar contra a campeã mundial, mas é muito difícil, naturalmente”

Houve 10 encontros entre as duas seleções, com cinco vitórias da Espanha, quatro da Holanda e um empate. Nas eliminatórias para a Copa, as duas equipes foram absolutas em seus grupos. Enquanto que a Espanha foi a primeira colocada no grupo 9, com 20 pontos, fazendo com que a França disputasse repescagem, a os holandeses obtiveram a classificação com 28 pontos. No ranking da Fifa, enquanto a Espanha é a primeira colocada, a Holanda está em 15º.

O árbitro italiano Nicola Rizzoli será o responsável pela reedição da final de 2010. Ele será auxiliado pelos compatriotas Renato Faverani e Andrea Stefani.

Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) (Manu Dias/Secom/Bahia)

O clássico Espanha e Holanda será disputado na Fonte Nova, moderna arena com capacidade para 51.708 espectadores, que recebe este e mais quatro confrontos da primeira fase do torneio.

Ficha do jogo

Espanha x Holanda
Data: 13 de junho de 2014
Horário: 16h
Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália)

Comentários (0)
Adicionar comentário