Açude Jatobá II, em Princesa Isabel, transborda após 4 anos da última sangria

A última vez que ele transbordou foi no dia 29 de março de 2020, após 12 anos sem sangrar

O açude Jatobá II, em Princesa Isabel, sangrou na madrugada desta sexta-feira (19), após quatro anos. A capacidade total de armazenamento do reservatório é de 5.660.979 m³, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).

Construído no fim da década dos anos 1960, administrado pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), o reservatório é o principal responsável pelo abastecimento d’água no município.

Durante a estiagem prolongada que castigou severamente Princesa Isabel, o manancial ficou no volume morto por vários períodos.

A última vez que ele transbordou foi no dia 29 de março de 2020, após 12 anos sem sangrar.

Jatobá IIPrincesa IsabelSangria
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Chico Florêncio

    Cumpre-se o velho ciclo impost pela natureza sobre os viventesdesse pedaço de chão: secas e estiagem seguidas de anos chuvosos. Valia sangrar as mentes dos governantes, da sociedade e usuários para bem administrarem o patrimônio vital do precioso líquido. Protegendo os mananciais, restringindo usos inadequados, evitando descargas de contaminantes, promovendo o povoamento de peixes adequados ao bioma e, controlando com rigor a retirada de água para uso além do consumo humano.Sem isso, choraremos em pouco tempo esse mundo d’água virar poças de lama fétida.