ter
14
out
2014

“O alvo principal a ser colimado pela esquerda deve ser o Congresso, onde precisa fazer maioria antes de eleger o presidente da república”

Sitônio PintoOtávio Sitônio

– O presidente Lula ficou em pânico – revelou o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. Não era para menos. Fazia três meses que o Congresso estava com a pauta fechada, não ia pra frente nem pra trás. O presidente estava refém do lobe das empreiteiras, que impunha a nomeação de Paulo Roberto para a Diretoria de Abastecimento. O país vivia um golpe civil.

Eu sabia que as empreiteiras tinham poder, mas nunca imaginei que fosse tanto. Elas bancam a eleição de parlamentares e gestores. Sua recompensa são as licitações pelo preço do dia ou da noite. Lula mesmo, após a primeira eleição que disputou e perdeu, disse que recebeu 600 mil dólares da Odebrecht – que deu seis milhões à campanha de Collor. Lula só lamentou que essa importância não desse para pagar as dívidas da campanha.

Taí a cobrança dessa doação, e de outras que podem ter se sucedido nas campanhas seguintes. A empreiteira negou que fossem verdadeiras as revelações de Paulinho das Negas. Outras empreiteiras negaram sua participação na crise da Petrobrás, mas Paulinho não voltou atrás na sua revelação.

Pena que o recurso da delação premiada não tenha sido usado noutros inquéritos e processos neste País de Macunaíma. Lembra-se do escândalo dos sete anões, das maracutaias das verbas do Congresso? Lembra-se do álibi que o principal acusado deu para as tuias de dinheiro movimentadas nas suas contas? Ele tirou sete vezes na loteria. Isso não existe em probabilística, mas o anão de sorte disse que foi Deus que lhe ajudou.

Deus ou o diabo, um dos dois ajudou o anão, pois só um poder transcendental teria tanta força. O anão lavou a burra e escapou de qualquer punição. Nem sequer devolveu o dinheiro, como Paulinho prometeu fazer. Ainda bem que Paulinho não buliu no dinheiro. E o rendimento da poupança nos paraísos fiscais? Vai devolver? A CPI dos anões, ou do colarinho branco, deu numa tremenda pizza – a mais cara que se viu do mundo. Nem na Itália a máfia fez uma daquelas, só no Brasil.

Se este ano não fosse de eleição o escândalo da Petrobrás não teria vindo à tona. O grande escândalo faz parte do arsenal empregado pela direita para derrotar o PT. Veja que o apelo da campanha de Aécio Neves não faz menção de vencer Dona Dilma, mas derrotar o PT. Collor disse coisa parecida quando se elegeu presidente na primeira vez: “Derrotamos o PT!” Mas o PT ressurgiu das cinzas e Collor foi cassado, para depois se aliar ao partido trabalhista. E pode ser eleito de novo, pois o Brasil está sem lideranças.

Eis um dos motivos que contribuíram para a debacle do Partido dos Trabalhadores: suas alianças com Deus e o diabo, algumas a custo de mensalões, para fazer maioria no Congresso. Era o jeito, a pauta trancada prova o que digo. Eu tinha previsto algo parecido na primeira eleição disputada por Lula. Escrevi que o alvo principal a ser colimado pela esquerda deve ser o Congresso, onde precisa fazer maioria antes de eleger o presidente da república.

Mas o PT preferiu ir em frente. Elegeu Lula duas vezes, Dilma uma, e ainda não deu um passo na direção das reformas que apregoava. Reformas que entraram no rol de exigências que Marina entregou a Aécio como condição para seu apoio neste returno. E se Aécio não cumprir? Não vai, pois ele não tem maioria nem vontade para tanto. Ele que cuide de se defender das pressões que vai receber no seu governo, se for eleito, como Lula recebeu no caso da Petrobrás. Lula ficou com a barba branca, ganhou câncer, Dilma também. Sua barba não está como antes.

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br