Plenário da Câmara dos Deputados pode votar hoje projeto que regulamenta terceirização

A regulamentação da terceirização é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (7). Um dos pontos mais polêmicos do texto em análise é possibilidade de terceirização em relação a qualquer das atividades das empresas privadas, públicas ou de economia mista. Os sindicatos temem a precarização da relação trabalhista.

A medida consta do substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para o Projeto de Lei 4330/04. O substitutivo foi elaborado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA).

O texto também não garante a filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa, o que, na visão dos sindicatos, fragilizará a organização dos trabalhadores terceirizados.

Quanto às responsabilidades da empresa contratante do serviço terceirizado, o substitutivo prevê que ela somente responderá solidariamente com a contratada se não fiscalizar os pagamentos devidos aos contratados.

Agência Câmara Notícias

Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Frederico Virgulino

    Caro jornalista, esse PL significa a total precarização dos direitos trabalhistas, e o exuberante aumento dos lucros das empresas. Todo mundo sabe que os direitos dos terceirizados são precários, e por isto, o próprio TST tem súmula restringindo, de sobremaneira, o labor terceirizado.