Do Blog de Tião: Advogado que derrubou 9 pesquisas ilegais , ganha todos os recursos no TSE em Brasilia e institutos terão de pagar mais de 250 mil em multas

Agora não tem choro, nem tem vela, os Institutos que fraudaram as pesquisas eleitorais na Paraíba em 2014 vão ter mesmo que desembolsar o dinheiro das penalidades devidamente corrigido.O TSE não acatou os recursos interpostos por Souza Lopes e Ipespe e o jeito vai ser tirar o dinheiro do cofre e ficar mais pobres.

Conforme tanto se viu nas eleições de 2014 , várias pesquisas foram consideradas ilegais e/ou fraudulentas nesse pleito. Foram várias ações de impugnações protocoladas junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba a fim de proibir a publicação bem como a aplicação de multas aos institutos que veicularam pesquisas ilegais . Dentre os institutos multados tivemos o Instituto Souza Lopes que teve aplicação de quatro multas de 52 mil reais cada e o Instituto IPESPE que foi multado em uma dessas pesquisas .

Segundo o advogado Francisco Ferreira , que foi o responsável pela derrubada em massa de tantas pesquisas fraudulentas , todos os institutos recorreram das decisões afim de reverter a situação no TSE , todavia , nenhum dos seus recursos foi aceito .

" A maior prova de que as pesquisas eleitorais ali vergastadas era todas ilegais ou até mesmo fraudulentas , foi o resultado externado nas urnas através da soberania do voto Popular que culminou com a vitória do Governador Ricardo Coutinho. Tanto é que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou as decisões do TRE mantendo as multas aplicadas aos institutos ", frisou o jurista .

Tanto o Instituto Souza Lopes quando o IPESPE tiveram seus recursos denegados pelo TSE e agora estão sendo executados para pagar o débito junto à justiça eleitoral .

Segundo Dr Francisco Ferreira , o IPESPE requereu o parcelamento da multa para ser paga em 60 meses , todavia esse requerimento foi negado , tendo sido concedido o prazo de 20 meses para pagar , o que dará um valor mensal de RS 2.600 reais .

Já o Instituto Souza Lopes aguarda notificação para execução da dívida e caso também seja concedido um prazo de 20 meses para pagar , essa poderá ter que desembolsar por mês a bagatela de R$ 5.400, 00 reais para cumprir com a obrigação judicial.

Blog do Tião Lucena

Comentários (0)
Adicionar comentário