Chuva inesperada alivia temporariamente situação de desasbatecimento de Princesa Isabel


Com nível quase zero, Jatobá II recebe água de chuva atípica no mês de maio

Uma chuva inesperada caída em Princesa Isabel entre o fim da noite dessa sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10) pode aliviar por alguns dias a falta de água na cidade.

O volume acumulado atingiu 85,7 milímetros e elevou o nível do açude Jatobá II, que estava praticamente vazio desde a terça-feira (5), quando o sistema de abastecimento foi desativado pela Cagepa por não poder mais captar água.

Na régua de medição, foi registrada uma elevação de 1,30 m, mas na galeria  onde é feita a captação, o nível só atingiu 80 cm. Segundo o gerente da agência local da Cagepa, Gledson Nunes, uma equipe estará se deslocando de Patos na segunda-feira (12), para analisar a qualidade da água e avaliar o volume”.

Segundo ele, “após os estudos, a Cagepa vai se pronunciar oficialmente sobre o provável retorno do abastecimento, que deve adotar nova sistemática de fornecimento,  mesmo com o sistema de distribuição deficitário”.

Durante toda a manhã de hoje, dezenas de pessoas visitaram o reservatório para ver de perto o volume de água recebido. A grande preocupação manifestada pela população é com a retirada de água por carros-pipa e através de outros meios, como irrigação e abastecimento clandestino de diversas atividades.

O Blog registrou a nova paisagem do açude II. Acompanhe na sequência de fotos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Suely

    Muito feliz, pelos princezenses. Tinha certeza que o nosso pai jamais iria abandoná-los!