PT Paraíba debate eleições internas, corrupção e movimentos sociais


Os filiados do Partido dos Trabahadores na Paraíba realizaram, neste sábado, uma série de debates internos, em preparação para o V Congresso Nacional do partido, que acontece no próximo semestre. A etapa serviu para que cara corrente do partido apresentasse suas teses sobre temas como o Processo de Eleições Diretas (PED) para os diretórios da legenda, as denúncias de corrupção e a relação do PT com a Central Única dos Trabalhadores e os demais movimentos sociais.

O encontro aconteceu no auditório da Fecomércio, no Centro de João Pessoa, e contou com a presença de Vívian Farias, integrante da Executiva nacional do PT. O encontro foi mais de debates, e não teve caráter deliberativo. Sobre o PED, as conversas giravam em torno da defesa de diversos grupos do partido favoráveis ao fim das eleições diretas para os diretórios, por entenderem que esse processo não gera os debates necessários, e a escolha dos dirigentes pode abrir precedente para o uso de poder econômico. Apenas o grupo majoritário, do presidente da Executiva estadual, Charliton Machado, foi favorável à manutenção do PED. Todas as demais alas defendem um modelo de eleição congressual, com eleição de delegados para participar de debates nos congressos do partido.

Outro tema discutido foi o da corrupção, e passou pela questao de como o PT deve se organizar com o financiamento de campanhas, de modo a manter a transparência nos pleitos e evitar que seja alvo de denúncias que possam desgastar a imagem da legenda.

Um terceiro eixo levado à discussão fez com que todas as tendências do partido reconhecessem que o PT se distanciou da CUT e dos movimentos sociais, e são consonantes à ideia de que essa aproximação precisa ser revitalizada.

ParlamentoPB

Comentários (0)
Adicionar comentário