qua
16
set
2015

2015-09-09 08.57.3411846558_960950117302316_2009792861564518226_n
Em operação na rua ou na Delegacia da Mulher: duplo cuidado com a imagem

Cada vez mais, elas ganham mais espaço no mercado de trabalho, inclusive conquistando cargos em profissões tradicionalmente masculinas como, por exemplo, comandar uma delegacia de polícia civil. A princesense Yvna Cordeiro Lopes de Siqueira, de 31 anos de idade, casada, é mais um exemplo de que ‘sexo frágil’ é apenas uma invenção falaciosa de uma sociedade machista. Afinal, temos até uma presidenta, reeleita.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2008, ela se especializou em Direito Penal. Concursada, exerceu no fórum judiciário de Princesa Isabel o cargo de analista judiciária, além de ter atribuição cartorária e assessorar o juiz, entre 2010 e início de 2015.

Aprovada em concurso público disputado, foi nomeada em maio deste ano delegada titular da Delegacia da Mulher em Sousa (PB), da Delegacia de Polícia Civil em Aparecida e, ainda, coordenadora da 19ª Seccional de Polícia Civil de Sousa.

Dedicada, a jovem delegada diz que quer ajudar as mulheres fragilizadas, vítimas da violência em geral. “Adoro, é gratificante colaborar para promover uma cultura de respeito à mulher, rompendo uma tradição machista perversa de submissão feminina”, disse.

“A violência contra a mulher, em todas as suas formas, deve ser combatida. Deve começar no ambiente familiar, ser propagada na escola e chegar à sociedade em geral. O respeito é um valor fundamental da pessoa humana e ignora gêneros”, afirmou.

Forte e determinada, ela se preparou de corpo e alma para ocupar o cargo. “ O dia a dia exige muito trabalho, muito atendimento, uma rotina puxada, marcada pelo expediente fixo, afora os atendimentos extras que ocorrem, mas quanto maior a demanda, mais feliz fico, pois estou cumprindo meu papel, solucionando parcialmente problemas e encaminhando resoluções”, frisou.

0300008e

Yvna disse ainda que encarou com a maior naturalidade os cursos intensivos de tiro e defesa pessoal na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol). “Era previsto o treinamento com revólver, pistola e metralhadora, com 80 horas de duração. Pra mim, não fez diferença pegar numa arma, parecia empunhar um batom. Quando à defesa pessoal, vi tudo como abraço e aperto de mão às avessas”, brincou.

Na avaliação da delegada, “o ambiente masculino, do delegado mais velho, até autoritário, está mudando radicalmente. Hoje, atua-se mais de forma técnica, institucional, em equipe”.

“O perfil da Polícia Civil melhorou e muito, nos últimos anos, especialmente aqui na Paraíba. Não somos de fugir aos conflitos, ao enfrentamento, mas somos mais da pacificação, da mediação, e isso, esse diferencial, tem muito a ver com a condição feminina”, concluiu.

“Temos essa capacidade de harmonizar conflitos, mas isso não impede que façamos o que deve ser feito, legal e institucionalmente”, assegurou.

Sobre reações no ambiente dentro e fora da delegacia, ela relatou que algumas pessoas ficam surpresas. “Na delegacia ou numa operação de rua, há gente que ainda indaga: “Oxente, o ‘delegado’ é uma mulher e tão nova assim?”, contou.

“A resposta que temos para o preconceito ou perplexidade das pessoas, sejam homens ou até mesmo mulheres, é o trabalho eficiente, a competência, o respeito em todos os sentidos. Afinal, somos testadas todo o tempo, o tempo todo, em todo lugar, e por isso, temos que mostrar eficiência em tudo: nas decisões tomadas, no conhecimento jurídico e por aí vai”, completou.

Para Yvna, “a rede de proteção à mulher vítima de violência, doméstica ou não, precisa ser ampliada, humanizada e com mais assistência jurídica, psicológica e material, entre outras demandas, com o suporte de pessoas mais capacitadas”.

Sobre sua escolha profissional, ela foi taxativa: “Ser delegada é meu sonho realizado, o maior, único. Era tudo que eu queria e sempre tive o apoio de meus pais, o professor de Educação Física Benedito de Siqueira Lopes (Bené) e a dona de casa Sônia Cordeiro. Sempre faço um retoque no rosto, no cabelo, ao vestir o uniforme da polícia civil, ao usar uma roupa social na delegacia ou trajar algo mais simples, em casa, e continuo a mesma: mulher, sim senhor!”


  Compartilhe por aí: 23 Comentários

23 respostas para “Princesense conquista espaço, humaniza carreira e se destaca como delegada em Sousa”

  1. AGNELO disse:

    Conheci criança, filha do meu amigo Bené, parabéns muito sucesso, Jesus te abençoe.

  2. Delegada Ivna, parabéns e boa sorte e que deus a proteja.Com certeza será um exemplo para os estudantes de Direito

  3. ronaldo lopes disse:

    Yvna: Deus te proteja, minha querida sobrinha.Nós, da família, te amamos.

  4. Yvna Cordeiro disse:

    Gostaria de agradecer sinceramente. Fico muito sensibilizada com o apoio de todos e orgulhosa por ser princesense. Espero cumprir com meu trabalho da melhor forma possível e honrar os comentários motivadores de pessoas tão especiais.

  5. Neto Caçula disse:

    Parabéns Yvna, parabéns a seus Pais Bené e Sônia que souberam dar o melhor presente, a educação, lhes desejamos boa sorte e que Deus esteja sempre do seu lado como sua proteção.

  6. Uma vez aluna, eterna aluna. Sempre esbanjou competência em sala de aula. Que Deus possa está presente no seu cotidiano. Sinto-me orgulhoso de poder ter contribuído para sua formação.

  7. Ana Q. disse:

    Parabéns Yvna, fico muito feliz pela sua conquista e garra, melhor representação feminina pra delegacia da mulher em Sousa não há. Sucesso!

  8. Parabéns Yvna, isso mostra a sua capacidade e esforço. Conheço bem a sua familia e seus princípios. Tenho certeza que você chegou até ai com muita dedicação e luta. Desejo muito sucesso e felicidade nesa nova etapa da sua vida.
    Abraço,
    Célio de Zé Biró

  9. Não poderia deixar de lhe prestar as minhas homenagens pela pessoa excelente que é, merece nosso respeito e gratidão, por ser uma profissional digna da mais profunda admiração pela forma incansável com a qual se dedica ao seu objetivo e profissão com determinação, e por ser acima de tudo Princesense, que Deus faça você muito feliz! Meus Parabéns!

  10. Graça disse:

    MUITO SUCESSO PARA VOCÊ.

  11. MARTA disse:

    Parabéns, estamos orgulhosas de você.

  12. iracema disse:

    É, bem assim os CORDEIROS…DETERMINADOS.

    PARABÉNS,e, suceso em seu job.

  13. Magda disse:

    Yvna, és um exemplo de perseverança! Nos prova que na busca de um sonho, quando este é verdadeiro, tudo é possível! Podes crer que és inspiração de vários estudantes do Direito, assim como eu. Nós princesenses nos orgulhamos de ter você como conterrânea!

  14. Mõnica disse:

    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  15. Fessor disse:

    É filha de um casal digno de São José de Princesa, de um professor público e de uma mãe exemplar. Estudou, fez concurso, passou e nem precisou de ser filha de vereador, de prefeito ou de ex de qualquer espécie para vencer. Sigam o exemplo dela, filhos e filhas dos sugadores do poder…

  16. Parabéns a jovem Yvna pela conquista. Parabéns ao jornalista Zé Duarte pelo blog, com notícias boas com os filhos de Princesa Isabel que se destacam fora.

  17. Graças a Deus que não foi nomeada para o gabinete daquele senador, pois lá só entra quem tem diploma com timbre político… A filha do nosso colega Bené conquistou por mérito, capacidade, esforço, coragem para vencer e trabalhar. Meus parabéns!!!!

  18. Santos disse:

    PARABÉNS, DELEGADA. BOA SORTE, SUCESSO E QUE DEUS TE PROTEJA. VOCÊ É UM ORGULHO PARA NÓS DE PRINCESA, DESSA VELHA PRINCESA DECAÍDA…

  19. CARLOS disse:

    Ainda bem que foi nomeada por concurso público, mérito, e não por esses políticos corruptos. Parabéns, Yvna!!!

  20. CARLOS disse:

    PARABÉNS!!!!!!!! QUE BELO EXEMPLO PARA NOSSOS JOVENS!!!!

  21. cida disse:

    competente e bonita

  22. FÁTIMA disse:

    COMPETENTE, ESTUDIOSA, CONQUISTOU TUDO COM SEU TALENTO. NEM PRECISOU DE CÁSSIO, MARANHÃO NEM RICARDO COUTINHO PARA GANHAR SEU SALÁRIO.

  23. ISSO É QUE É EXEMPLO: ESTUDOU, SE FORMOU, FEZ CONCURSO PÚBLICO SEM PRECISAR DE POLÍTICA. ENQUANTO VEMOS AQUI MULHERES SENDO ESCOLHIDAS PARA CARGOS POR MERO CRITÉRIO POLÍTICO. QUE SIRVAM ESSA JOVEM DE EXEMPLO PARA OS MARMANJOS TAMBÉM. PARABÉNS, IVNA!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br