UPA de Princesa Isabel tem superlotação e quebra recorde de atendimentos na semana do carnaval


Em apenas seis dias, unidade registra quase 1 mil atendimentos

Com o crescimento nos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sobretudo a dengue, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Princesa Isabel enfrenta problemas de superlotação e conseguiu bater recorde de atendimento no período do carnaval.

Segundo a diretora geral da unidade, biomédica Alany Moura, “entre a sexta-feira [5] e essa Quarta-Feira de Cinzas [10], foram realizados 973 atendimentos, sendo que mais de 60% dos pacientes são de Manaíra”.

De acordo com ela, “o aumento da demanda nesses seis dias é impressionante, pois durante todo o mês de janeiro de 2016 registramos 3.299 atendimentos, enquanto que em fevereiro de 2015 os números totalizaram 2.158”.

Conforme o diretor clínico da UPA, médico Aledson Moura, “o aumento dos casos de dengue e provavelmente de febre chicungunya e zika vírus tem provocado a superlotação na unidade, que atende uma população de mais 80 mil habitantes de Manaíra à Imaculada, afora a de outros municípios vizinhos de Pernambuco”.

“São crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as faixas etárias e condições sociais, pois o mosquito não tem preferência, porém há setores mais vulneráveis, principalmente nos locais periféricos, onde são maiores os focos do mosquito”, completou.

“Todos os pacientes atendidos são submetidos a exames para diagnosticar os casos das doenças transmitidas pelo mosquito, cujos sintomas são muitos parecidos. As amostras de sangue são colhidas e encamimhadas para análise”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA – UPA DE PRINCESA ISABEL

Comentários (0)
Adicionar comentário