qui
08
mar
2012

Princesa Isabel nunca teve uma prefeita. Com completos 90 anos de emancipação político-administrativa, o município, hoje com eleitorado feminino maior , ainda assim não permite à mulher princesense ocupar o espaço devido no cotidiano político-administrativo, diferente de outros municípios vizinhos.

Em 1982, Tavares elegeu Terezinha Nóbrega de Morais para dirigir os destinos do município. Seguindo o exemplo da cidade co-irmã, Manaíra e Água Branca, em 1988, escolheram Lourdes Medeiros e Iracy Pereira Alves, respectivamente, para comandar a administração municipal.

Iracy e Terezinha, já falecidas, fincaram o pioneiro marco feminino na história político-administrativa de seus municípios, enquanto Lourdes, viva, continua na luta , com registro igualmente garantido nos anais políticos manairenses.

Aqui, em Princesa Isabel, exatamente neste dia 8 de março de 2012, temos a vice-prefeita Lúcia Araújo PT ) e a vereadora Germana Diniz ( PSDB ) como mulheres protagonistas da cena política.

E só.

Com perspectiva nem tão perto nem tão longe, as pré-candidatas a prefeita Flora Diniz ( PPS ) e Kelly Antas ( PMDB ).

Mas aí é outra estória.


  Compartilhe por aí: 5 Comentários

5 respostas para “Pensar é só pensar? Livre reflexão para o 8 de março”

  1. armando disse:

    parabéns lucinha,bela esplnação.

  2. Francisco Florencio disse:

    Reflexão muito bem refletida, Zé. A questão é mais profunda. A política não é uma questão de gênero. Margareth Tatcher, Imelda Marcos, Eva Peron que o digam. A mulher na politica é antes de tudo o direito delas de se fazer representar na proporção do seu número na população. Mulher na política é fazer acrescentar às politicas de Estado e governo, as que lhe são proprias em Saude, Educação, Promoção Social, etc, ou seja, a cidadania plena, como de direito. É principalmente colocar a emoção e a sensibilidade feminina a serviço da sociedade e não à propria vaidade, caracteristicamente exarcebada no feminino. Mulher na politica tem de ser dura e impiedosa com os desvios éticos e tenra e paciente na busca do consenso democrático.
    Não é fácil superar 10.000 anos de predominio machista. Inteligencia, persistencia e muita paciencia é que vão levar ao justo equilibrio no uso do melhor de cada gênero.
    Parabens à todas as mulheres que continuam a luta da pioneira D. NATALIA, em transformar esta terra num lugar bom de se viver.
    VIVA A MULHER CIDADÃ DO SECULO XXI

  3. lucia araujo disse:

    Caro Zé seu blog veio no momento certo, para as pessoas certas ok. Quero neste momento dizer para as mulheres românticas,apaixonadas,inovadoras. Mulheresque sonham e lutam por uma realidade melhor. Mulheres que tem fé e arrancam a vida com as mãos agarradas a um misto de sonhos e realidades. Cada uma em seu caminho, cada uma com sua opção. Mas que nunca deixam de ser mulher. Que tenham um feliz Dia Internacional da mulher.Um grande abraço a todas.

  4. Germana Diniz disse:

    Nobre Zé Duarte, você definiu com exatidão o cenário político feminino em Princesa. Hoje me emocionei com a bela homenagem dos meus pares Vereadores, Pacelli Mandú, Sebastião Rogal, Rialtoam Araújo, Irismar Mangueira, e demais, exaltando qualidades de mãe, esposa e política ativa que sou. Cito como exemplos a Ex-Deputada e Pré-Candidata Flora Diniz, a Sra. Pré-Candidata Kelly Antas, a Vice-Prefeita Lúcia Araújo, como também a Profª Marta Maria, Gerente da Região de Ensino, Cleonice Henriques, a frente do Núcleo Regional de Saúde, funcionárias da Casa Legislativa, Sra. Socorro, Helyda, Luciana e Cida. E todas mais, que de forma direta ou indiretamente estão na luta pela liberdade e respeito a tantas outras mulheres. Resumo minha homenagem em nome de Dona Inês Diniz Lima, uma pioneira para sua época. Um abraço nas mães, filhas e esposas de todos vocês, Princesenses.

  5. Magna disse:

    Acho que falta as mulheres princeses uma maior participação política, isso se deve a uma cultura antiga e erronea que impoe que a mulher não é tao suficientemente capaz de exercer algumas atividades, é impressionante mais aqui em nossa cidade ainda é o que acontece, embora a maioria do eleitorado seja feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br