seg
17
set
2018

água

Tomar água ajuda a manter o organismo hidratado, regula as funções corporais, melhora a textura da pele e cabelos e contribui para o bom funcionamento dos rins. Porém, muita gente não consegue ingerir a quantidade suficiente por dia, o que pode trazer sérias consequências para a saúde, como desidratação e alterações renais.

O clínico geral Romário Rodrigues destacou que a falta de água compromete várias funções do organismo, entre elas, dos rins. Já a nutricionista do Ministério da Saúde, Heloísa Helena Espínola, lembrou que não adianta tomar suco ou refrigerante. “A água é indispensável e insubstituível e a desidratação pode levar à morte, principalmente crianças e idosos”, alertou.

A doutoranda em Letras, Janile Pequeno Soares, 31 anos, sabe muito bem da importância da água para o corpo, mas para ela é difícil colocar isso em prática. “Tomar água é um desafio diário. Eu esqueço. Não sinto sede”, admitiu. No treino, ela chega a ingerir 300 ml, além dos suplementos, mas para por aí. O problema se acentuou nos últimos cinco anos, e a estudante já sente os efeitos de beber pouca água, entre eles, olhos e cabelos ressecados.

“Tenho um metabolismo acelerado e sei que é ruim por isso também. Sinto os olhos ressecados e uso colírio para hidratar, até porque leio muito e passo bastante tempo no computador. Em relação ao cabelo, a cabeleireira sempre fala que absorve rápido o creme e esse é um sinal da falta de água”, constatou. “Tenho a plena consciência da necessidade de tomar água. A questão é que é realmente muito difícil para mim”, relatou.

As consequências, conforme o clínico Romário Rodrigues, começam a ser percebidas aos poucos. “Quem tem hábito intestinal mais lento, é constipado, isso vai se acentuar. Quem tem diabetes e hipertensão, tem maior risco de sofrer de problemas renais, e a não ingestão hídrica como indicado, piora o quadro. Também há o risco de infecções urinárias, porque não faz a diurese para limpar o canal urinário. Com isso, há proliferação de bactérias que podem causar a infecção. Em relação à pele e cabelos, o melhor hidratante é a água, que atua de dentro para fora, deixando o aspecto mais saudável e viçoso”, acrescentou.

PB Agora


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br