Princesa Isabel terá memorial em homenagem ao coronel José Pereira e ao deputado Aloysio Pereira, anuncia filho do ex-parlamentar; obra começa nesta segunda

A história e a memória do ex-deputado estadual Aloysio Pereira Lima e de seu pai, o lendário caudilho princesense coronel José Pereira, líder da Revolta de Princesa, em 1930, serão preservadas e terão um memorial, segundo anunciou nesta sexta-feira (2) o filho do ex-parlamentar, José Pereira Lima Neto, ao confirmar para a próxima segunda-feira (5) o início da obra.

De acordo com José Pereira Lima Neto, o memorial, com nome a ser definido nos próximos dias, será construído numa área lateral da casa do ex-parlamentar em Princesa Isabel, localizada na praça Epitácio Pessoa, vizinha ao Palacete dos Pereiras, no Centro da cidade.

“Tenho o dever, a obrigação moral, política, histórica e cultural de, ainda mais como filho e neto, honrar as biografias e legados de vovô Zé Pereira e de meu pai, Aloysio Pereira. Minha idealização foi integralmente apoiada por minha irmã Gláucia e igualmente chancelada pelos nossos filhos e sobrinhos, e agora será materializada, às expensas da própria família”, afirmou.

Na avaliação de José Pereira Lima Neto, a edificação “vai resgatar e preservar a memória e a história, a trajetória de protagonismo de dois filhos de Princesa Isabel, cujas vidas exemplares foram pautadas no bem servir à nossa terra. Por isso, o memorial será uma volta às origens, sem, contudo, perder com o legado de ambos, nas devidas proporções históricas, a perspectiva de futuro”.

Ele antecipou que a obra  disporá de acervo amplo, como documentos, correspondências, livros, fotos e objetos pessoais, entre outros itens. “Vamos disponibilizar fotos antigas, cartas, mobiliário e vestuário, além de livros e outros materiais que irão compor o acervo permanente do memorial”, revelou.

Com execução da VL Tecno Engenharia e projeto arquitetônico da arquiteta Fagna Juciene, a obra começará na próxima semana, com entrega prevista para abril de 2019, segundo também reforçou hoje o dono da empresa, engenheiro e empresário Verimarcos Leandro.

“Será uma obra louvável e exemplar em Princesa Isabel e região que, a um só tempo, resgatará e homenageará a história de vida de duas importantes figuras princesenses que, nas suas dimensões respectivas, fizeram História. Há décadas que cobramos e aguardamos uma iniciativa assim, tanto por parte dos poderes públicos e também dos próprios familiares, que desta vez, de forma pioneira, bancam a iniciativa. Parabéns à família. Agora a coisa vai”, destacou Verimarcos.

Ele disse que o memorial terá salão para exposições, sala administrativa, almoxarifado, copa-cozinha, banheiros masculino e feminino com acessibilidade e sistema de monitoramento eletrônico, além de pracinha e jardim.

Abaixo, nas cinco primeiras fotos, imagens da concepção arquitetônica do memorial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial Zé Pereira e Aloysio Pereira Lima
Comentários (10)
Adicionar comentário
  • Giuseppe Anacleto Scarano Pereira

    Justas homenagens. Não tem como separar Princesa de quem tanto demonstrou amor e fez por essa cidade. Parabéns Princesa

  • Silvana

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • chico

    porque ele não manda ageitar o palacete tão bonito e caindo os pedaço

  • alexandre

    boa notícia, parabéns para a família

  • ALBERTO

    Cidade bonita, cheia de histórias, que já devia ter um museu. Antes tarde do que nunca.

  • Maria

    Dotô Alozo e o coronel merece nossa homenagens

  • PERNALONGA

    E o Palacete, vão deixar cair? Vergonha…

  • AMIGA

    VALEU JOSÉ

  • Carlos

    nomes que merecem nosso respeito, parabéns a família