seg
26
nov
2018

Arquidioce da Paraíba-Foto de Alberi Pontes

Após o parecer do Ministério Público da Paraíba (MPPB) no processo que pede a condenação da Arquidiocese da Paraíba por casos de pedofilia, a instituição religiosa vai ser julgada nesta terça-feira (27), em instância de recurso, na 1ª Câmara Câmara Cível do Tribunal de Justiça. O despacho é assinado pelo procurador de justiça Herbert Douglas Targino.

O ponto inicial são acusações contra um padre, já falecido, da cidade de Jacaraú que teria abusado de pelo menos 20 jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O caso veio à tona em 2013, quando o religioso chegou a pedir afastamento das funções. O padre morreu dois anos depois, de causas naturais, na casa dos pais, em Bezerros (PE). Na instância de recurso, no Tribunal de Justiça da Paraíba, o procurador recomendou a cobrança, da Arquidiocese, de uma indenização equivalente a 300 salários mínimos.

O procurador evitou falar em nomes. Mesmo com o padre já falecido, a Arquidiocese da Paraíba permanece no polo passivo. Herbert Targino lembra que o padre é um autoridade da Igreja. Ocupa um cargo de confiança e é recebido pelas pessoas como um pastor, a quem se deve respeitar. “Neste caso, em específico, a indenização tem que ter caráter pedagógico”, explica. Na primeira instância, a ação por danos morais coletivos tramitou com um pedido de indenização que atingia a casa dos milhões de reais. O parecer de Targino estabelece o valor de R$ 286,2 mil, tendo como base o atual valor do Salário Mínimo (R$ 956). A punição defendida, ele reforça, é por conta de “abusos sexuais apurados praticados por um então padre da Igreja Católica”.

O procurador explica que o dano moral coletivo é decorrente da violação antijurídica de um determinado círculo de valores coletivos. Quando se fala em dano moral coletivo, está-se fazendo menção ao fato de que o patrimônio valorativo de uma certa comunidade (maior ou menor), idealmente considerado, foi agredido de maneira absolutamente injustificável do ponto de vista jurídico e moral. “Assim, a postura reprovável acarreta que a lesão moral deve ser reparada coletivamente. O padre representava a Igreja e como representante da Igreja é indubitável que a confiança que existia perante a sociedade”, destacou, lembrando o trabalho do Papa Francisco, em todo mundo, para combater a pedofilia. Ele cita também decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o mesmo entendimento.

Paraiba.com.br


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br