qui
06
dez
2018

Projeto-Aprendiz-de-poeta-rimas-do-meu-lugar-transforma-relacao-de-alunos-com-a-liter-3

Os alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Iracema Marques de Lima, em Princesa Isabel, participaram ao longo do ano do projeto ‘Aprendiz de poeta, rimas do meu lugar’, que incentiva a leitura por meio da poesia e instiga a criação de poemas. O projeto foi desenvolvido pela professora de língua portuguesa Rosilene Leonardo com o objetivo de contribuir com o ensino do gênero poesia estimulando a criatividade dos alunos, o pensamento poético, crítico, observador e original com ações diferentes da rotina escolar.

O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2018 e teve apoio do poeta nordestino Bráulio Bessa, que potencializou as oportunidades de transformação da realidade das crianças e adolescentes em poesia. A ação iniciou no mês de março e ofereceu o estudo das características dos poemas por meio da música, dança, teatro e leitura do gênero.

Projeto Aprendiz de poeta rimas do meu lugar transforma relacao de alunos com a liter (3) Para a produção dos poemas, os alunos foram às ruas conversar com a comunidade, interagir com os familiares, descobrindo a realidade para se sensibilizarem na escrita. Além disso, eles também visitaram o hospital da cidade e assim desenvolveram as atividades, dentre elas, produziram poemas, canção em homenagem ao dia das mães, recreio divertido recitando um cordel sobre a seca do sertão do autor Assis Coimbra, estudo biográfico do poeta Patativa do Assaré.

Projeto Aprendiz de poeta rimas do meu lugar transforma relacao de alunos com a liter (7) O projeto envolveu 33 alunos e trouxe como resultados produção de poemas, apresentação das atividades por meio de dança cultural, peça com fantoches e exposição em desfile cívico. Os estudantes gravaram poemas em estúdio com o intuito de ouvirem em outros momentos e utilizá-los para fim pedagógico. A culminância de todos os trabalhos aconteceu no mês de outubro junto aos pais dos discentes com a apresentação do poema de autoria de dois alunos da escola.

Segundo a professora Rosilene, a ideia surgiu pela percepção frente a um trabalho de produção de poemas. “Sou poetisa e tento instigar nos alunos a criatividade e subjetividade nesse gênero. Também percebo uma necessidade em produção. Há uma lacuna nesse eixo e por isso resolvi focar o trabalho nesse sentido”, comentou.

Para ela, a ação culminou numa estreita relação de respeito por parte dos pais para com a escola. Em seus depoimentos expressaram-se emocionados sobre a importância de filhos valorizarem suas próprias histórias e apresentá-las em poema. Já os alunos ficaram motivados e inspirados nas produções.

Projeto Aprendiz de poeta rimas do meu lugar transforma relacao de alunos com a liter (10) “Acredito que esse projeto resgatou valores muitas vezes esquecidos. Histórias de vida que podem ser revividas através da busca por essas memórias e traduzidas em poema. Com o projeto pude trabalhar o conteúdo estipulado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Projeto político Pedagógico (PPP) da escola. Creio que a escola precisa somar à comunidade a qual pertence, mais do que isso, precisa compreendê-la para enxergar a si própria nesse contexto histórico, uma vez que ela é produto e recebe influência imediata do seu meio”, ressaltou a professora.

O trabalho também foi baseado na metodologia da olimpíada de língua portuguesa com o intuito de valorizar a cultura nordestina, paisagens e histórias.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Projeto ‘Aprendiz de poeta, rimas do meu lugar’ transforma relação de alunos com a literatura na EEEF Iracema Marques, em Princesa Isabel”

  1. Josibel Bezerra de Souza disse:

    Bom dia!
    Excelente a iniciativa dessa professora.O repente,a poesia,não são exclusivos dos repentistas que já nasceram com esse dom ou talento.
    A TV Escola têm dois programas: “Berço do Repente” Que mostra a estória do repente no Brasil.
    Onde Bráulio Tavares mostra que poderia muito bem ser ensinado nas escolas. Os alunos aprenderiam os termos ou métodos da composição de uma poesia e do repente.
    Uma das maiores formas de satisfação do ser humano, é quando ele produz algo, com as mãos ou com o intelecto.
    Vejam essa pequena estrofe do grande e saudoso João Paraibano, tem beleza nas palavras:
    ” Ao passar em Tabira, diga a minha esposa bela, que derramei duas lágrimas sentindo saudade dela, senti sede e bebi uma, e a outra deixei pra ela”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br