ter
11
dez
2018

Emater-PB_extensão social

O Núcleo de Extensão Social (Nueso), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), encerra o ano de 2018 com saldo positivo de suas ações com atendimento e assessoramento a centenas de famílias agricultoras, principalmente jovens e mulheres rurais em todo o Estado.

De acordo com relatório de monitoramento e avaliação da empresa, no período compreendido entre janeiro e outubro deste ano, foram realizados 321 eventos, sendo 136 de metodologia para discussão de políticas públicas destinadas às mulheres rurais com 5.414 participantes; 78 com juventude rural, com a participação de 341 jovens, e 107 sobre Segurança Alimentar e Nutricional para 3. 444 mulheres.

Segundo a chefe do Núcleo de Extensão Social da Emater, Zilda Abrantes, mesmo com a implementação de diversas políticas públicas para as mulheres rurais, “ainda é preciso que se busquem mais formas de valorização profissional para essas mulheres, uma vez que elas são de fundamental importância para o desenvolvimento rural sustentável paraibano” disse.

Zilda destacou o trabalho da Emater, enquanto empresa executora dos projetos agropecuários no Estado, enfatizando a importância dos 207 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) na implementação das políticas públicas da agricultura familiar. Ela informou que, juntamente com a equipe do Núcleo de Extensão Social, a empresa prestou assessoramento a 11 Territórios Rurais da Cidadania, 1.113 associações rurais, 63 grupos informais de mulheres, 39 informais de juventude rural, além de 116 grupos de produção, com assessoramento e capacitação a 1.584 famílias agricultoras.

emater comemora saldo positivo das extensoes rurais do estado 2 Com relação à segurança alimentar e nutricional foram implantados 1.195 quintais produtivos com diversas culturas, assessoramento e implantação de 189 hortas escolares com hortaliças e cultivo de plantas medicinais, beneficiando 1.334 pessoas, entre jovens rurais e agricultores familiares.

Atualmente, a Emater, integrante da Gestão Unificada (Emepa/Intrepa/Emater), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), conta com 137 extensionistas sociais, coordenados pelo Nueso, cuja equipe é formada pelas extensionistas Zilda Abrantes, Jacileide Andrade, Maria Vilani Marinho, Viviane Aquino e Tatiana Asahi.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br