sex
15
mar
2013

As famílias de 35 comunidades quilombolas da Paraíba, distribuídas em mais de 20 municípios, começam nesta segunda-feira (18) a ser inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O projeto faz parte de uma busca ativa que será realizada em todo o Brasil, e que a Paraíba foi pioneira na ação, em uma parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e municípios.

“O Governo da Paraíba tem como meta melhorar a vida de todos os paraibanos, para isso, tem visitado as comunidades quilombolas, possibilitando a inclusão em programas e serviços ofertados pelo Estado nas diferentes áreas: saúde, assistência, habitação e educação”, informou a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses.

Visitas – Durante toda esta semana, uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Programa Cidadão, iniciou uma das primeiras etapas do projeto, percorrendo as comunidades para retirar toda a documentação das pessoas. Desta forma, com os documentos, as famílias vão poder fazer a inscrição no CadÚnico.

Em Tavares, a Secretaria de Assistência Social do município agradeceu a visita do Programa Cidadão, em nome da prefeitura da cidade, por meio de nota encaminhada à secretária Aparecida Ramos. A nota ressalta a importância da ação realizada na Comunidade Domingos Ferreira. No local, foram retiradas 82 carteiras de identidade, 79 fotografias, 58 CPFs e 40 Carteiras de Trabalho.

Qualificação de profissionais – Para a inscrição das famílias quilombolas no Cadastro Único, a equipe de profissionais, que participará do mutirão, passou por uma capacitação realizada por técnicos da Sedh, que estão repassando informações sobre o preenchimento dos questionários.

O treinamento aconteceu no auditório da secretaria, de segunda (11) a quinta-feira (14), para profissionais de mais de 20 municípios que têm comunidades quilombolas certificadas.

Cronograma de visitas – O mutirão de cadastramento será realizado no período de 18 a 28 de março. A partir desta segunda-feira (18), serão percorridos os municípios de Cajazeirinhas, Diamante, Dona Inês, Tavares e Serra Redonda. No dia 19, os municípios de Areia, Coremas, Pombal e Santa Luzia recebem o mutirão. Já no dia 20, é a vez dos municípios de Alagoa Grande, Ingá, Livramento, Riachão do Bacamarte e Tavares.

No dia 21, os municípios percorridos serão: Catolé do Rocha, Gurinhém, Nova Palmeira e Picuí. Na outra semana, a partir do dia 24, os municípios visitados serão: Várzea, Manaíra e Cacimbas. No dia 25, será a vez de São Bento e São José de Princesa. Na maioria das regiões, as equipes permanecem por até três dias.

SECOM-PB


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Famílias quilombolas do Domingos Ferreira recebem visita da Sedh para inscrição no Cadastro Único”

  1. Estou na arquibancada torcendo por vocês moradores dessa comunidade QUILOMBOLA onde realmente são valorizados e lutam em prol da comunidade. Abraço a todos(as).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br