ter
18
dez
2018

DSC00352
A biografia, com destaque na ancestralidade princesense mais histórica, é também mais  uma homenagem ao ilustre tribuno princesense, segundo o autor

A edição 2018 da Revista do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH) traz as mais precisas raizes princesenses do notável orador de Princesa Isabel, Alcides Vieira Carneiro, na biografia escrita pelo também princesense Francisco Florêncio, engenheiro, pesquisador da história local e sócio-correspondente da instituição.

A pesquisa sobre o tribuno, ex-deputado federal e ex-ministro do Supremo Tribunal Militar, além de ser mais uma homenagem, tem por objetivo, nas palavras do autor, “trazer à luz os dados biográficos e genealógicos relativos às origens princesenses de Alcides Vieira Carneiro, para completar sua biografia e reforçar a referência orgulhosa que lhe fazem seus conterrâneos”.

Segundo Florêncio,“Alcides não é só Carneiro, Duarte, Vieira, Cavalcanti, Azevêdo ou Antes [Antas]. Ele descende, também, por exemplo, do primeiro desbravador da região de Princesa Isabel, Lourenço de Brito Correia, que se instalou no sítio Escorregadinha, em 1786, com a primeira sesmaria que deu início à ocupação territorial”.

De acordo com o pesquisador, “foram dez anos para se chegar à descoberta da descendência de Alcides, com relação ao pioneiro desbravador originário das famílias baianas que ocuparam o sertão nordestino juntamente com os exploradores da Casa da Torre”.


  Compartilhe por aí: 4 Comentários

4 respostas para “Alcides Carneiro: revista do IPGH mostra a mais completa origem familiar do tribuno princesense, em biografia escrita pelo historiador Francisco Florêncio”

  1. Natércia Suassuna Dutra disse:

    Também tenho a satisfação de dizer que Alcides Carneiro tem raízes na minha terra Catolé do Rocha

  2. aldo lopes de araújo disse:

    Francisco Florêncio, além de pesquisador de primeira grandeza e cidadão do mundo, tem uma cultura invejável, um dos melhores papos que já tive a oportunidade de testemunhar. Chico andou cascavilhando arquivos antigos de cartórios, casas paroquiais, museus e instituições culturais do Brasil e de Portugal. É um dos poucos intelectuais com matéria-prima para produzir uma meia dúzia de livros de História. Vive escondido, diz que anda cheio do mundo e às vezes dá coice no vento. Sou seu profundo admirador.

  3. Carlos disse:

    Grande Francisco, parabéns.

  4. Carlos disse:

    Grande figura de Princesa Isabel, faz muito pela história de nossa cidade. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br