ter
18
dez
2018

DSC00352
A biografia, com destaque na ancestralidade princesense mais histórica, é também mais  uma homenagem ao ilustre tribuno princesense, segundo o autor

A edição 2018 da Revista do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH) traz as mais precisas raizes princesenses do notável orador de Princesa Isabel, Alcides Vieira Carneiro, na biografia escrita pelo também princesense Francisco Florêncio, engenheiro, pesquisador da história local e sócio-correspondente da instituição.

A pesquisa sobre o tribuno, ex-deputado federal e ex-ministro do Supremo Tribunal Militar, além de ser mais uma homenagem, tem por objetivo, nas palavras do autor, “trazer à luz os dados biográficos e genealógicos relativos às origens princesenses de Alcides Vieira Carneiro, para completar sua biografia e reforçar a referência orgulhosa que lhe fazem seus conterrâneos”.

Segundo Florêncio,“Alcides não é só Carneiro, Duarte, Vieira, Cavalcanti, Azevêdo ou Antes [Antas]. Ele descende, também, por exemplo, do primeiro desbravador da região de Princesa Isabel, Lourenço de Brito Correia, que se instalou no sítio Escorregadinha, em 1786, com a primeira sesmaria que deu início à ocupação territorial”.

De acordo com o pesquisador, “foram dez anos para se chegar à descoberta da descendência de Alcides, com relação ao pioneiro desbravador originário das famílias baianas que ocuparam o sertão nordestino juntamente com os exploradores da Casa da Torre”.


  Compartilhe por aí: 4 Comentários

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Natércia Suassuna Dutraaldo lopes de araújoCarlos Recent comment authors
  Inscreva-se  
novos mais velhos mais votados
Notificar quando
Natércia Suassuna Dutra
Visitante
Natércia Suassuna Dutra

Também tenho a satisfação de dizer que Alcides Carneiro tem raízes na minha terra Catolé do Rocha

aldo lopes de araújo
Visitante
aldo lopes de araújo

Francisco Florêncio, além de pesquisador de primeira grandeza e cidadão do mundo, tem uma cultura invejável, um dos melhores papos que já tive a oportunidade de testemunhar. Chico andou cascavilhando arquivos antigos de cartórios, casas paroquiais, museus e instituições culturais do Brasil e de Portugal. É um dos poucos intelectuais com matéria-prima para produzir uma meia dúzia de livros de História. Vive escondido, diz que anda cheio do mundo e às vezes dá coice no vento. Sou seu profundo admirador.

Carlos
Visitante
Carlos

Grande Francisco, parabéns.

Carlos
Visitante
Carlos

Grande figura de Princesa Isabel, faz muito pela história de nossa cidade. Parabéns.



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br