sex
21
dez
2018

Arquivo Agência Brasil

O Brasil ficou na quinta colocação do ranking dos países mais ignorantes do mundo, segundo a pesquisa anual "Os Perigos da Percepção", realizada pelo Instituto Ipsos; levantamento, feito em 37 países, mede o quanto a população de uma nação tem noções equivocadas sobre a sua própria realidade; o Brasil esteve entre os líderes do ranking em todos os anos em que a pesquisa foi realizada.

247 – O Brasil ficou na quinta colocação do ranking dos países mais ignorantes do mundo, segundo a pesquisa anual "Os Perigos da Percepção", realizada pelo Instituto Ipsos. O levantamento feito em 37 países, mede o quanto a população de uma nação tem noções equivocadas sobre a sua própria realidade.

Segundo o Blog do Brasilianismo, "o Brasil esteve entre os líderes de percepção equivocada em todos os anos em que a pesquisa foi realizada. Em 2017, o país aparecia como o segundo país com menos noção sobre a própria realidade, atrás apenas da África do Sul. Um ano antes, ficou em sexto lugar". Na pesquisa deste ano, que listou temas imigração, formação da população, criminalidade, segurança, economia, saúde, meio ambiente, dentre outros, o Brasil ficou atrás da Tailândia, México, Turquia e Malásia.

"Essa falta de noção dos brasileiros sobre a própria realidade pode afetar até mesmo o funcionamento da democracia, segundo o ex-diretor de pesquisas do Ipsos, Bobby Duffy, autor do livro "The Perils of Perception: Why we’re wrong about nearly everything" (Os perigos da percepção: Por que estamos errados sobre praticamente tudo). Em entrevista ao blog Brasilianismo, em setembro, Duffy indicou que candidatos extremistas tendem a se beneficiar da falta de noção da realidade. Ele também explicou que o problema não é exatamente "ignorância", como dizia a pesquisa originalmente, mas o fato de que as pessoas acreditam ativamente em coisas factualmente erradas, têm uma percepção equivocada da realidade", destaca o blog.

Leia a integra da reportagem no Blog do Brasilianismo.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br