qua
02
jan
2019

bombeiro-Secom-PB

Problemas elétricos são a principal causa dos incêndios em estabelecimentos comerciais e residenciais periciados pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em todo o Estado. Só no primeiro semestre do ano passado, das 30 perícias realizadas pela Diretoria de Atividades Técnicas da corporação (DAT), 47% tiveram laudos apontando falhas elétricas como condutor do incêndio.

Conforme o capitão José Fragoso, perito do CBMPB, entre essas causas elétricas, uma das principais envolve falta de manutenção em ar condicionado e ventiladores. Por isso, ele indica que as pessoas mantenham a limpeza desses equipamentos em dia para “evitar pontos de resistência no funcionamento”. Além disso, realizem a instalação desses itens apenas com profissionais qualificados.

Outro procedimento que ocasiona incêndio, segundo ele, é a sobrecarga de tomadas com uso de ‘Ts’ ou ‘benjamins’. “O indicado é a utilização de filtro de linha (uma espécie de extensão), uma vez que esse equipamento possui fusível, evitando curto-circuito”. Ainda segundo o oficial, o descuido ao desconectar equipamentos da tomada, principalmente carregador de celular, também é uma das principais razões de incêndio, na Paraíba.

“Nunca se deve desligar os equipamentos pelo fio. O correto é utilizar o botão de energia para cortar o fluxo e só então remover o fio da tomada”, completou, ao lembrar que as solicitações de vistorias preventivas ou perícias de incêndio devem ser solicitadas on-line, através do endereço bombeiros.pb.gov.br.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br