sáb
05
jan
2019

chuva-Patos

Foram registradas chuvas no município de Patos no final da tarde dessa sexta-feira, 4. Apesar de não terem sido de grande volume, elas foram acompanhadas por ventos fortes que deixaram a população em alerta. Cinco árvores foram derrubadas pela ventania, sendo que uma delas fechou a rua em frente ao Fórum e próximo à prefeitura. Tetos, muros e proteções de prédios foram avariados, assim como a torre de comunicação do Batalhão de Polícia Militar. O equipamento não estava em uso e o sistema de rádio dos policiais não foi prejudicado. Segundo a prefeitura de Patos, não houve danos físicos a pessoas, apenas registros de prejuízos materiais.

Segundo o tenente Airton, do Corpo de bombeiros de Patos, a corporação começou a ser acionada a partir das 16 horas e deu prioridade aos casos envolvendo árvores que ofereciam riscos à população.

“Nessa época do ano, as chamadas chuvas de verão vem sempre com o vento forte e é praxe a queda de árvores. Mas, com o empenho de toda a equipe do corpo de bombeiros e com o apoio da secretaria de serviços públicos da prefeitura, o trabalho está sendo bem executado”, contou o tenente Airton.

Sobre a orientação quanto às áreas de risco, o tenente Airton disse que como a chuva foi rápida e intensa, o nível baixa logo; mas que é importante a população se precaver tomando algumas medidas.

“Quando se perceber que virão precipitações fortes, orientamos as pessoas a procurarem abrigo nas casas de parentes, em terrenos mais elevados, para ficar fora de qualquer perigo”, alertou o tenente.

O secretário de Meio ambiente, Silvio Moreira, disse que o controle ambiental é importante para se antecipar aos problemas causados pela natureza.

“A gente trabalha o ano todo tentando evitar ao máximo o corte de árvores, para que tenhamos uma manutenção do nosso clima no município; quanto menos árvores, mais danos à saúde das pessoas. A velocidade do vento influencia muito na derrubada das árvores, é um problema natural que temos que aprender a conviver, principalmente, com o aquecimento global; mas temos que, no período seco, controlar os fatores de risco para diminuir os problemas que possam vir a ser causados”, explicou.

A chuva fina persistiu no início da noite, e até às 20h, segundo informações repassadas pela Defesa Civil, havia chovido 33 mm, no pluviômetro instalado na UPA do campo da Liga; e 31mm no pluviômetro que fica no Centro Administrativo, bairro do Belo Horizonte.

A previsão do tempo para este sábado, 5, em Patos é de sol com algumas nuvens e sem possibilidade de chuvas, de acordo com o Climatempo.

ParlamentoPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br