dom
20
jan
2019

lua-eclipse

João Pessoa, Maturéia e Taperoá terão eventos de observação do eclipse total da Lua, que acontecerá na madrugada desta segunda-feira (21). Na Estação Cabo Branco, na Capital, serão disponibilizados telescópios e haverá palestras sobre o assunto já na noite deste domingo (20).

A Associação Paraibana de Astronomia (APA) disse que o fenômeno será totalmente visível de todo o Brasil. Na Paraíba, o eclipse poderá ser observado por mais de três horas, a partir de 00h33, dependendo das condições meteorológicas.

Em João Pessoa

Haverá um luau na Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes durante toda a noite. O evento encerrará a exposição “O Homem e o Universo” a qual comemora os 50 anos de dedicação à Astronomia do professor Marcos Jerônimo. Para acompanhar o eclipse, serão disponibilizados telescópios a partir das 18h do domingo. Até o horário do eclipse, além de observação da Lua por telescópios, serão ministradas palestras e apresentações musicais no palco do anfiteatro. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento.

Em Taperoá

O Centro de Estudos Astronômicos do Cariri está organizando o evento na Ponte Velha. Telescópios estarão disponíveis para observação junto ao público da cidade sob a orientação de instrutores, a partir das 22h.

Em Maturéia

O evento ocorrerá no Casarão do Jabre, zona rural do município e mesmo local onde anualmente ocorre o Encontro Paraibano de Astrofotografia. O evento começará às 21h e também haverá telescópios disponibilizados pela APA e instrutores para orientação do público. Além do eclipse, este evento deve contar também com o céu estrelado no momento do eclipse.

Observação

Todos estes eventos são gratuitos, abertos ao público de todas as idades, mas estão sujeitos às condições meteorológicas do local. Para os interessados em acompanhar o eclipse em um dos céus mais escuros da Paraíba, a APA e o Casarão do Jabre prepararam pacotes especiais de hospedagem e transporte (a partir de João Pessoa). Interessados, devem entrar em contato por telefone ou WhatsApp através dos números (83) 99926-1152 ou (83) 99669-6466.

Ainda de acordo com a APA, esse é o evento mais acessível, o mais fácil de se observar, mesmo a olho nu, sem telescópio, luneta ou binóculos.

Jejum de eclipses

Após o dia 21, haverá um jejum de eclipses totais por mais de três anos. O próximo eclipse total da Lua visível no estado está previsto apenas para maio de 2022. Antes disso, apenas um eclipse parcial no dia 16 de julho.

Eclipse

Eclipse lunar total é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram alinhados, com a Terra entre os outros dois.

Devido a diferença de 5° entre os planos orbitais da Terra e da Lua, apenas em momentos específicos do ano a Lua cruza o cone de sombra da Terra. Eclipses totais da Lua podem ocorrer anualmente ou até mais de uma vez ao ano.

ParlamentoPB com Associação Paraibana de Astronomia


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br