O sistema de ensino aplicado nas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba está recebendo aprovação da maioria dos seus alunos. Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), por meio da Comissão Executiva de Educação Integral, com estudantes destas unidades de ensino apontou que 84% deles recomendariam a experiência na escola Cidadã Integral para outros estudantes. Em parceria com o Instituto pela Corresponsabilidade da Educação (ICE), a pesquisa foi feita no mês dezembro de 2018 em 100 escolas de tempo integral, com 8.357 estudantes do ensino fundamental II e médio.
A pesquisa foi realizada por meio de questionário online, com 79 perguntas respondidas individualmente. As perguntas visaram avaliar a satisfação dos estudantes em relação a oito temas principais das Escolas Cidadãs Integrais: ‘Corpo docente, Auto avaliação do estudante, Equipe escolar, Práticas pedagógicas da Escola Cidadã, Equipe gestora, Percepção do dia a dia na escola, Infraestrutura e Serviços e Curso técnico’.
Os pontos mais bem avaliados são: professores, a qualidade do ensino, auto avaliação em relação ao interesse e postura e a importância da ECI para a vida dos estudantes. A maioria das escolas foi aprovada na visão dos alunos.
Diego Araújo, aluno da Escola Cidadã Integral Severino Cabral, em Campina Grande, contou que demorou para aceitar o novo modelo de ensino no início da implantação, mas que depois de alguns meses se surpreendeu com a mudança para melhor na vida acadêmica e pessoal. “Depois de alguns meses, passei a gostar mais da escola. Já no segundo ano, passei a fazer o acolhimento, e definitivamente me apaixonei por tudo, a interação que temos com as outras escolas e alunos é sem dúvidas a melhor coisa que um aluno de Ensino Médio pode passar”, falou.
Secom-PB