qua
27
mar
2019

Sesd_reunião_ALPB

O secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds), Jean Nunes, e o secretário executivo, Lamark Donato, estiveram na Assembleia Legislativa da Paraíba, nessa terça-feira (26), atendendo solicitação dos parlamentares para discutir ações de prevenção e repressão qualificadas à violência em território paraibano, redução de indicadores de criminalidade, funcionamento do Instituto de Polícia Científica (IPC) no estado, entre outros assuntos ligados à área.

Na oportunidade, o chefe da pasta convidou os deputados para conhecerem o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e também participarem de uma visita às obras realizadas na sede do IPC, em João Pessoa. Ainda estavam presentes no encontro, representantes da Polícia Civil e da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.

“Esta visita é extremamente importante e a gente inaugura um novo tempo nessa relação, que deve ser sempre recíproca, porque estamos tratando de segurança pública, que envolve e diz respeito a todos nós, cidadãos. Eu fiquei muito satisfeito com a participação de vários deputados. O secretário fez explanações importantes, abrindo um canal de possibilidade de entendimento e tratativas sequenciais nesta relação do Legislativo com a Segurança. Agora vamos fazer uma audiência pública sobre o tema e realizar uma visita à Secretaria de Segurança através da Comissão de Segurança da casa de Epitácio Pessoa”, disse o deputado Ricardo Barbosa, propositor da reunião.

O secretário Jean Nunes destacou a importância de debater temáticas relacionadas à área e ratificou o compromisso em dialogar sobre Segurança Pública com o parlamento. “Estaremos prontos para debater, como foi feito hoje com os deputados. Então será também um grande momento de esclarecer alguns pontos, desmistificar algumas situações e algumas inverdades que são contadas. Aqui mostramos que a Secretaria da Segurança está aberta para tratar de temas relevantes para a população. É um compromisso nosso de agir com muita transparência, como já vem sendo feito há muito tempo. O objetivo é garantir e fortalecer este vínculo, porque precisamos uns dos outros. A Segurança Pública não para e desta forma ela precisa estar envolvida no processo legislativo, propondo e buscando melhorias para a população e por este motivo todos precisam estar envolvidos”, reforçou.

A deputada Camila Toscano também avaliou como positiva a visita do secretário Jean Nunes à Assembleia, para apresentar como funciona o setor que faz a contagem dos números e dos índices de violência na Paraíba “Um tema relevante que deve ser tratado desta forma. A oposição tem que ter conhecimento do que está sendo feito na nossa Paraíba. Então é muito importante esta visita. Quero enaltecer a postura do secretário em pensar no bem da nossa Paraíba e ter esta consciência de que é secretário de todos”, falou a deputada.

Atendimento psicológico para policiais – Questionado sobre o cuidado com a saúde dos agentes de segurança pública, o secretário afirmou que a pasta desenvolve um projeto formado por oficinas de combate ao estresse, antidrogas e antiálcool, e que será destinado a atender policiais.

“A atividade policial traz uma carga de estresse muito alta. Por isto, é preciso fazer um acompanhamento. A Secretaria da Segurança e da Defesa Social, junto com a Polícia Civil, está fazendo estas ações com profissionais da área de saúde e buscando uma parceria com a Secretaria de Educação, a fim de aprofundar isto e levar para todo o estado. As associações também participarão deste contexto. Isto é uma busca de melhoria para a Polícia Civil e o projeto já está praticamente pronto. No momento, procuramos parceiros porque vamos depender muito da Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios e quando isto for concluído vamos começar as reuniões”, concluiu Jean Nunes.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br