qui
28
mar
2019

João Azevêdo_ginásio de Escola Cidadã Integral de Santa Helena

O governador João Azevêdo inaugurou, ontem (27), o ginásio da Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro, em Santa Helena, no Sertão da Paraíba. A construção da quadra coberta era uma reivindicação antiga dos estudantes que, até então, tinham aula de Educação Física em um ginásio do município que também atende a estudantes de outras unidades escolares. A obra representa um investimento de aproximadamente R$ 282 mil e beneficia mais de 150 alunos.

O chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para liberar a instalação de um transformador na unidade escolar para garantir o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e autorizar a recuperação da PB-395.

Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Júnior Araújo; prefeitos e vereadores da Região; e auxiliares do Governo do Estado.

Na ocasião, o governador destacou que o ginásio permitirá aos alunos a prática de esportes e a realização de diversas atividades escolares. Ele também parabenizou os professores e funcionários pela dedicação aos alunos. “O que eu encontrei aqui foi compromisso; essa escola tem um diferencial muito grande porque metade de uma turma do 2º ano conseguiu passar na fase de pré-seleção do Gira Mundo que tem trazido para o governo e para os alunos uma experiência diferente. O que antes era uma coisa inacreditável e impensável, hoje é uma realidade que se transformou numa coisa comum na Paraíba, com cada vez mais jovens participando. A educação tem sido tratada com respeito”, declarou.

João Azevêdo também enalteceu a mudança no ensino da Paraíba desde 2011. “A energia que a gente tem dentro das escolas é completamente diferente. A alegria dos alunos é fundamental e eu ressalto que mais de 2.400 alunos da escola pública estadual passaram no Enem em 2018; isso me dá uma alegria muito grande”, comentou.

O secretário de Educação, Aléssio Trindade, lembrou que a Escola Elaine Soares Brasileiro é referência no modelo de ensino integral implantado no Estado. “A gestão escolar dessa unidade é vencedora; esse é um projeto padrão, que coloca alunos dentro da Universidade, que encaminha para outros países e melhora os espaços de vivência, a exemplo da quadra que entregamos”, falou.

O prefeito do município, Emmanuel Messias, agradeceu ao Governo da Paraíba por mais um investimento em Santa Helena. “Nós vivemos um momento de muita alegria e fico feliz por nossa cidade receber tantas ações da gestão estadual. Essa obra entregue aos nossos alunos demonstra o compromisso com a educação”, completou.

A diretora da Escola Cidadã Integral, Fátima Oliveira, falou da importância do ginásio para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes. “Era um sonho de muitos alunos que passaram por aqui e que se tornou realidade e todos terão um local adequado para praticar esportes porque antes tínhamos que esperar a disponibilidade de uma quadra do município para desenvolvermos nossas atividades”, recordou.

A professora de Educação Física, Maria Alzira Diniz, falou da expectativa para iniciar as atividades com os alunos. “O ginásio foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na nossa escola. Vamos dar as aulas com muito amor e carinho e só temos a agradecer a Deus e ao Governo da Paraíba”, contou.

Aclécio Alves, participante do programa Gira Mundo, elogiou os investimentos do Estado na educação. “Posso dizer que sou muito grato por esse projeto que mudou a minha vida e vai mudar a vida de muitos jovens da minha cidade e da Paraíba e que contribuiu para o meu amadurecimento”, disse.

Estudante do 2º ano, Emanuel Ivan, também comemorou o investimento do Governo. “Agora, vamos ter aula de verdade de Educação Física, vamos poder praticar diversos esportes e realizar outras atividades escolares no novo local”, afirmou.

Os principais serviços executados na obra foram: fundação; piso em granilite; cobertura em estrutura metálica; rede elétrica; vestiários com revestimento cerâmico, cobertura de forro PVC, esquadrias, louças e equipamentos, rede hidráulica/hidrosanitária e rede elétrica. Esportes como vôlei, futebol e basquete poderão ser jogados no novo equipamento.

A Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro possui cinco salas de aula, direção, secretaria, sala de professores, biblioteca, banheiros com acessibilidade e laboratórios de informática, robótica e matemática.

A unidade escolar foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aprovou nove estudantes na prova de 2018. Além disso, quatro alunos participaram das edições do Gira Mundo; três foram ao Canadá e um para a Espanha. Já o Gira Mundo Professor viabilizou a ida de três educadores para Israel e Finlândia.

A escola foi fundada em 8 de maio de 1978 com o nome Colégio Santa Helena. A partir de 2002, passou a se chamar EEEFM Elaine Soares Brasileiro em homenagem a uma estudante que era muito querida por todos e que faleceu aos 15 anos em decorrência da diabetes. Desde 2018, tornou-se Escola Cidadã Integral e passou a ofertar o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br