seg
08
abr
2019

Concessionárias discutem caminhos para fortalecimento do mercado de gás natural

A abertura do mercado de gás natural no país e as novas oportunidades de negócios na área de petróleo e gás foram discutidas no Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste, realizado na última sexta-feira (5), em João Pessoa. O evento foi organizado pela PBGás e reuniu representantes da Abegás, da Gaspetro e das concessionárias Algás, Cegás, Bahiagás, Potigás, Sergás, Copergás.

O encontro foi aberto pela diretora-presidente da PBGás, Tatiana Domiciano, que destacou a importância da construção coletiva das companhias do Nordeste nas estratégias de fortalecimento do setor, respeitando as potencialidades e vocações de cada estado. “O mercado de gás natural passa por um momento de mudanças com a possibilidade da entrada de novos supridores interessados no fornecimento do gás, que tende a tornar o produto ainda mais competitivo, atendendo às expectativas do mercado”, avaliou Tatiana.

Os gestores apresentaram suas experiências nos editais sociais com ações nas áreas de cultura, esporte e meio ambiente e, em seguida, o diretor de estratégia e competitividade da Abegás, Marcelo Mendonça, falou sobre a regulação estadual do consumidor livre.

Em seguida, Marcelo Tottene, da SCGás, de Santa Catarina; Gabriela Duarte, da Bahiagás e Luciano Ribas, da Algás, falaram sobre os primeiros resultados da chamada pública de aquisição de gás no Sul e Sudeste, que contou com 51 empresas inscritas e está na fase de verificação da aderência/conformidade das propostas e a chamada do Nordeste, que receberá propostas até o dia 12 de abril.

Os representantes das concessionárias do Nordeste acreditam que a possibilidade de aquisição de gás, por meio de outras supridoras, irá fortalecer o mercado e aumentar a competitividade do produto. O coordenador do grupo Nordeste e presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, informou que o próximo encontro da Abegás Nordeste será realizado em Salvador, ainda no primeiro semestre, e vai tratar dos resultados da chamada pública das concessionárias de gás do Nordeste.

O diretor de estratégia e competitividade da Abegás, Marcelo Mendonça, destacou que as chamadas conjuntas para aquisição de gás são uma excelente iniciativa para possibilitar a entrada de novos ofertantes no mercado brasileiro. Ele ressaltou que a chamada no Sul e Sudeste já apresentou seus primeiros resultados com a inscrição de grandes empresas e o Nordeste também está finalizando a fase do recebimento das propostas. “A diversificação da oferta de gás é um caminho para o aumento da competitividade e o fortalecimento da indústria do gás”, completou Marcelo.

Novas Oportunidades – A programação ainda contou com as palestras “As oportunidades de negócios na área de energia e gás com empresas Canadenses” apresentada por Nadine Lopes, comissária de Negócios de Petróleo e Gás da Embaixada do Canadá e “As oportunidades de GNL para o atendimento do mercado das distribuidoras do Nordeste”, com o presidente da Golar Power SSLNG, Marcelo Rodrigues.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br