ter
09
abr
2019

Universidades levam tecnologia do inhame agroecológico da Paraíba para a Bahia

As pesquisas sobre o cultivo de inhame agroecológico desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), serão implantadas no município de Alagoinhas (BA), com apoio do governo baiano, como projeto piloto denominado Cinturão Verde, elaborado pelo grupo educacional Caelis (Faculdade Santo Antônio) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.

Na segunda-feira (8), os pesquisadores e professores Caetano Chagas, Jairo Ricarte e Alexandro da Silva foram recebidos pelo diretor de pesquisa da Empaer, Manoel Antônio de Almeida, e o pesquisador Elson Soares dos Santos, para discutir detalhes desta parceria.

As pesquisas sobre a cultura do inhame desenvolvidas pelos paraibanos também serão motivo de tese de Mestrado apresentada na Universidade Mackenzie.

“As pesquisas desenvolvidas sobre a cultura do inhame na Paraíba atendem à todas as nossas expectativas e sendo por demais importantes levar para lá as experiências aqui desenvolvidas”, comentou o professor Caetano Chagas.

Ainda segundo ele, a cultura do inhame se constitui em uma grande oportunidade para atender a agricultura familiar e, para agilizar a implantação de projetos familiares na Bahia, será instalado um projeto piloto em Alagoinhas, tendo como base as informações das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores paraibanos. Com isso, evitam perda de tempo que demanda para se obter os resultados finais das pesquisas.

Os pesquisadores da Paraíba também terão oportunidade de mostrar suas pesquisas durante debates promovidos pela Câmara Setorial Litoral Norte sobre a cultura do inhame na cidade de Alagoinhas. O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães destacou que a escolha do inhame agroecológico da Paraíba como mais um reconhecimento do esforço e a dedicação da equipe de pesquisadores.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br