ter
16
abr
2019

Macron_Notre-Dame

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que a França irá lançar uma campanha para reconstruir a Catedral de Notre-Dame, que foi devastada por um incêndio nessa segunda-feira, 15; "Vamos reconstruí-la juntos. Será, sem dúvida, parte do destino da França e do nosso projeto para os próximos anos", disse um Macron visivelmente emocionado.

Um incêndio de grandes proporções consumiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda-feira (15), destruindo o teto da histórica construção de Paris e chocando a França e o mundo, mas os bombeiros conseguiram salvar o casco da estrutura de pedra e seus dois campanários do colapso.

As chamas começaram no início da noite e irromperam rapidamente pelo teto da catedral de oito séculos e engoliram a torre, que caiu, rapidamente seguida por todo o telhado.

Enquanto queimava, os bombeiros lutaram para impedir que uma das torres do sino desmoronasse e tentaram resgatar relíquias religiosas e obras de arte de valor inestimável. Um bombeiro ficou gravemente ferido — a única vítima relatada até o momento.

"O pior já foi evitado, mesmo que a batalha ainda não tenha sido totalmente vencida", disse o presidente francês Emmanuel Macron a repórteres no local pouco antes da meia-noite, enquanto os bombeiros trabalhavam para resfriar algumas das estruturas internas ainda em risco de colapso.

Macron disse que a França irá lançar uma campanha para reconstruir a Catedral.

"Vamos reconstruí-la juntos. Será, sem dúvida, parte do destino da França e do nosso projeto para os próximos anos", disse um Macron visivelmente emocionado.

O chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, disse que a estrutura principal da Catedral foi salva da completa destruição.

Parisienses distraídos e turistas atônitos olhavam incrédulos enquanto o inferno assolava a Catedral que fica em uma ilha no rio Sena e marca o centro de Paris.

Milhares de espectadores forravam pontes sobre o Sena e ao longo de seus aterros, mantidos à distância por um cordão policial. Alguns cantavam a Ave Maria, com outros na multidão também ajoelhados e orando.

Líderes mundiais expressaram choque e enviaram condolências ao povo francês.

Uma enorme coluna de fumaça flutuava pela cidade e as cinzas caíam sobre uma grande área.

Bombeiros lutaram com a fumaça e gotas de chumbo derretido enquanto tentavam resgatar alguns dos tesouros de Notre-Dame.

Uma coroa de espinhos secular feita de juncos e ouro e a túnica usada por São Luís, um rei da França do século 13, foram salvas, disse o clérigo responsável por Notre-Dame.

A promotoria de Paris afirma que abriu um inquérito sobre o incêndio. Várias fontes policiais disseram que estavam trabalhando com a hipótese de que o fogo começou de maneira acidental.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br