dom
07
jul
2019

doação_sangue-Foto da Secom-PB

O Hemocentro da Paraíba vai integrar a Caravana da Rede Cuidar, que percorrerá 13 municípios paraibanos, no período de 8 a 20 de julho. Nesta primeira participação da instituição, o principal objetivo é sensibilizar a população para a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. Haverá, ainda, o encaminhamento de doadores para os Hemonúcleos. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, ressaltou a importância da ação. “O Hemocentro é responsável por abastecer toda rede de saúde do Estado e o nosso maior desafio é conquistar doadores de sangue regulares e ampliar o cadastro de medula óssea. Na caravana, o Hemocentro vai ter a oportunidade de entrar em contato com pessoas que vivenciam o problema cardíaco na família, com indicação muitas vezes para a realização de um procedimento cirúrgico que requer muitas bolsas de sangue”, pontuou.

A diretora detalhou ainda a atuação do Hemocentro na Caravana. “Vamos ter uma equipe de profissionais participando ativamente. Eles atuarão na captação de doadores de sangue e de candidatos à doação de medula óssea, com palestras, distribuição de folders educativos e encaminhamento de doadores para os hemonúcleos que terão o horário de atendimento estendidos até as 17h”, explicou.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Farias de Santana, adiantou que a programação estabelecida pretende aumentar o número de doação de sangue nos hemonúcleos e sensibilizar para doação regular e garantir a sustentabilidade do banco de sangue.

A coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Paraíba, Jussara Torres de Araújo Lacerda, destacou que o evento tem um grande potencial para ajudar na ampliação do número de doadores de medula óssea e ampliar as possibilidades de cura para as pessoas que aguardam um doador compatível.

Ainda visando ampliar o cadastro de Doadores de Medula Óssea e melhorar os estoques de sangue, excepcionalmente, no dia da Caravana do Coração, o horário de atendimento do Hemonúcleo localizado na rota da Caravana da Rede Cuidar será estendido até as 17h, segundo explicou Luciana Gomes.

Dos 10 hemonúcleos implantados no Estado, sete vão ampliar o horário de atendimento ofertando atendimento para coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea das 7h às 17 h, no dia em que a Caravana da Rede Cuidar for realizada no município.

A ampliação acontecerá nos hemonúcleos de Princesa Isabel (dia 9), Itaporanga (10), Cajazeiras (11), Sousa (12), Catolé do Rocha (13), Patos (15) e Guarabira (18), com apoio da equipe da Agência Transfusional de Itabaiana (20).

Nos municípios de Monteiro (8), Pombal (14); Esperança (16); Picuí (17); Mamanguape (19) e Itabaiana (20), a equipe de captação de doadores e de medula óssea que vai integrar a Caravana atuará na sensibilização para a importância da doação.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br