dom
14
jul
2019

Flip-Agência Brasil

O programa principal da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) prevê para este domingo (14) a realização da mesa literária Santo Antônio da Glória, no Auditório da Matriz, às 10h30, que reunirá os escritores Braulio Tavares, do Brasil; e Mariana Enriquez, da Argentina. Entre os temas para discussão estão ficção científica, poesia de cordel, histórias fantásticas e de terror. Os dois são autores de livros de contos, crônicas, romances, entre outros gêneros literários. A mediação do debate será da editora Rita Mattar.

No encerramento oficial a Flip 2019, haverá a mesa Livro de Cabeceira, a partir das 12h30, em que escritores leem trechos de seus livros preferidos. Este ano, pela primeira vez, a mesa recebe um convidado especial, o velejador Amyr Klink. Participam também a escritora, cordelista e poeta cearense Jarid Arraes, o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga, e a escritora argentina Mariana Enriquez. A mediação ficará com a crítica literária e editora Rita Palmeira.

Conflitos

Também hoje, o público poderá conferir a mostra Conflitos no caminhão-museu estacionado na Praça Aberta, das 9h às 16h. A exposição une fotografia e violência política no Brasil no período de 1889 a 1964, com curadoria de Heloisa Espada e consultoria de Ângela Alonso, Ângela Castro Gomes e Heloisa Starling.

A mostra traça um panorama de imagens de Canudos e de outros conflitos e guerras que envolveram o Estado brasileiro, mostrando o papel importante das imagens fotográficas nesses eventos. O caminhão-museu é uma correalização do Instituto Moreira Salles e do Projeto República, do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A partir das 17h, no Cinema da Praça, cuja restauração foi concluída em 2018, será exibido o filme Tabu, do cineasta português Miguel Gomes, de 2012. A produção conta a história de Aurora, uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana, e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas descobrem um oculto episódio do seu passado, que envolve uma história de amor e crime passada na África, em uma época em que Portugal iniciava o fim do seu império no Continente Africano.

Debates

O dia traz também na Praça Aberta debates sobre farmácia viva e extratos botânicos e saberes medicinais da terra, oficina do circo a céu aberto, e shows variados que se estenderão até as primeiras horas de segunda-feira (15).

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br